Seleção chilena de taekwondo treina em PG

Atletas estão alojados no Ginásio Rodrigão, no Bairro Tupi

Por Fabricio Tinêo | 2/2/2011

Foto Indisponivel

Sob comando do mestre Alejandro Salinas, faixa preta 6º Dan, 16 atletas da seleção chilena de taekwondo estão visitando e treinando em Praia Grande. O grupo está alojado no Ginásio Rodrigão (esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Arari, Bairro Tupi) e recebe apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Salinas também é diretor da Federação Mundial Interestilos (WFIT).

Na quarta-feira (2), a partir das 19h30, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, no Bairro Boqueirão), há treino aberto entre os atletas chilenos e praiagrandenses, com participação do mestre local Manuel Messias (tetracampeão brasileiro máster), faixa preta 4º Dan. O encontro repete-se na quinta-feira (3), no mesmo horário, só que no Ginásio Rodrigão. A entrada é liberada para o público.

“Nossos amigos sul-americanos vieram ao Brasil para disputar a Copa América de Taekwondo, encerrada no domingo (30), em São José dos Campos”, informou o técnico praiagrandense Henrique Manaroulas. “Há duas semanas o mestre Salinas entrou em contato comigo para viabilizar a vinda deles a Cidade. Para nossos atletas é um intercâmbio muito interessante”.

Destaque – Participante dos treinamentos com a equipe chilena, o lutador praiagrandense Johnatan Luiz dos Santos, 21 anos, foi destaque da seleção local em 2010. Entre outras conquistas, ele obteve o vice-campeonato do peso médio (58 a 68 quilos), na primeira divisão dos Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo.

Johnatan iniciou no taekwondo aos 12 anos, com o professor Wellido Lourenço, em São Vicente. Faixa preta 1º Dan, ele sagrou-se tricampeão paulista (faixa colorida), bicampeão do Brasil Open (colorida), campeão paulista universitário de 2009 (preta), campeão do Bad Boy Open 2009 (preta). Nesta temporada, obteve o título da Copa América (preta) e do 40º Festival Brasil Open.