Seção de Ambulância 192 totaliza mais de 400 atendimentos no carnaval

Secretaria de Saúde Pública registra alta no índice de cancelamentos e trotes

Por Pedro Sbravatti | 15/3/2011

Foto Indisponivel

Durante as comemorações do carnaval em Praia Grande a Seção de Ambulância 192 da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) realizou 448 atendimentos. O número é menor que o do mesmo período em 2010, quando foram prestados 536 serviços deste tipo pelo setor. Um dos dados tabulados preocupou os profissionais: o aumento no índice de cancelamentos e trotes.

Em 2010 a estatística apontou que em 74 oportunidades ocorreu o cancelamento, trote ou recusa no atendimento. Neste carnaval este número saltou para 88. Este tipo de atitude tem atrapalhado ao longo de todo ano o trabalho dos profissionais da Sesap. “A população precisa se conscientizar e evitar esta situação”, comentou o responsável pela Seção de Ambulância, Gerson Claudino.

Mas os dados também apresentaram fatores que mereceram comemoração especial. Neste carnaval, em comparação com o de 2010, foram registradas sensíveis quedas no número de colisões de veículos, quedas de motos e atropelamentos. Pelo segundo ano consecutivo não ocorreu nenhuma chamada devido a acidentes com linha de pipa.

Praia Grande tem procurado adequar os profissionais para cumprir, antecipadamente, as exigências estipuladas pelo Ministério da Saúde, no manual de regulação médica das urgências. Desta forma, a Cidade terá condições de oferecer o melhor tipo de serviço. “Isso funciona como fator fundamental na hora de salvar vítimas. A Cidade desenvolve também campanhas educativas e isso tem surtido efeito”, disse Claudino.

Capacitações - Profissionais que atuam como atendentes de emergência pertencentes à Seção Ambulância 192 participam ao longo de todo ano de capacitações. Os eventos abordaram temas como “Noções Básicas e Utilização de Equipamentos de Retirada de Vítimas de Ferragens”.

Números – Confira comparativo dos dados dos serviços prestados pela Seção Ambulância 192 da Sesap no carnaval de 2011 com relação ao do ano passado:

Carnaval 2010
Colisão de veículos – 27
Queda de moto – 7
Atropelamento – 10
Acidentes com linha de pipa – 0
Queda acidental – 32

Carnaval 2011
Colisão de veículos – 7
Queda de moto – 5
Atropelamento – 7
Acidentes com linha de pipa – 0
Queda acidental - 29