Praia Grande revitalizará as Usafas

Prefeito visitou a unidade do Bairro Melvi

Por Daniel Elias | 25/3/2011

Durante a visita ao Bairro Samambaia, realizada na quinta-feira (24), o prefeito Roberto Francisco aproveitou para ir a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Melvi e verificar como esta a situação do prédio que realiza atendimento ambulatorial da comunidade. A Administração Municipal prevê realizar a revitalização das Usafas, ainda este ano. Segundo o chefe do Executivo, os trabalhos devem ter início no prazo de 40 dias, aproximadamente.

As obras nas Usafas dependerão da necessidade de cada unidade.

De modo geral, será feita a manutenção dos telhados e forros, fora a pintura das paredes nas partes internas, troca de portas e calhas. “Fizemos o registro de preços e a dotação encaminhada para a Secretaria de Saúde, para que dentro de 40 dias, aproximadamente, creio que daremos início às reformas”, destacou Roberto Francisco.

De acordo com o prefeito, as revitalizações começarão pelas unidades que apresentarem maior urgência. “Temos o levantamento de quatro ou cinco Usafas que necessitam de uma interferência mais imediata, principalmente na parte do telhado por ter apresentado algumas infiltrações. Assim poderemos oferecer um atendimento à saúde com melhor qualidade aos munícipes”, finalizou.

Para atender a população, atualmente Praia Grande conta com 17 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que estão instaladas em 16 bairros do Município. A Cidade tem ainda dois prontos-socorros, localizados nos bairros Boqueirão e Quietude. Além disso, o Município conta ainda com o Hospital Municipal Irmã Dulce, gerenciado pela Fundação ABC.

UPA – Para o início do ano que vem Praia Grande contará com novo equipamento para atender a população: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local contará com 2.190 metros quadrados de área construída e recebeu classificação de Porte III, o maior na escala que começa em um. Atenderá 24 horas pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Funcionará como referência regional. Trata-se de um conceito novo, que intermedia a Unidade de Saúde da Família (Usafa) e a assistência hospitalar.