Sesap define cronograma de ações de conscientização

Palestras e atividades buscam esclarecer dúvidas da população

Por Pedro Sbravatti | 13/4/2011

Foto Indisponivel

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) definiu cronograma dos próximos meses de ações desenvolvidas que buscam conscientizar a população sobre cuidados que devem ser tomadas para prevenir ou tratar algumas doenças. As palestras e atividades se estenderão ao longo de 2011. “O investimento na saúde está entre as principais metas da administração municipal. Praia Grande tem a preocupação em oferecer ainda mais qualidade no atendimento à população praiagrandense”, comentou o titular da Sesap, Adriano Springmann Bechara.

Em maio serão três eventos. No dia 18 estão programadas atividades voltadas ao Dia de Combate a Exploração Sexual e Violência Infantil; de 23 a 27, a Semana de Esclarecimentos sobre as Hepatites Virais terá palestras sobre o tema e dia 31 ocorrerão ações voltadas ao Dia Mundial de Combate ao Fumo.

Já em junho a Sesap confirmou ações voltadas ao Dia Internacional de Combate às Drogas. No dia 28 está programada a palestra “As Drogas e suas Consequências”. Os locais desses encontros ainda serão definidos.

Em 2010 a Sesap organizou eventos como: Dia do Esclarecimento aos Cuidadores de Pacientes com Mal de Alzheimer, Semana de Controle da Tuberculose, Dia Municipal do Doador de Sangue, Dia de Orientação aos Familiares e ao Portador de Epilepsia, Semana Nacional do Diabético, Dia de Prevenção de Acidentes Domésticos, entre outros.

As ações de conscientização também são destaques em frentes de trabalho que são realizadas durante todo ano. Um desses casos é o combate a dengue. Além das vistorias nas residências, os agentes distribuem panfletos educativos com dicas e cuidados que as pessoas devem tomar em suas moradias e locais de trabalho para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

O Programa Municipal de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids e Hepatites) também utiliza a informação como arma. Além de disponibilizar preservativos para população e turistas, os profissionais orientam as pessoas dos cuidados que devem ser tomados.

“Temos como meta fazer com que a população adquira maior consciência. Só desta forma evitaremos maiores problemas. Ao longo do ano não paramos de trabalhar com ações por toda Cidade”, explicou a monitora da equipe de prevenção do programa, Mirele Santana de Macedo.