Atletas de PG treinam com a seleção brasileira de Caratê

Atletas da Cidade trabalham em Araçatuba, neste final de semana (21 e 22)

Por Fabricio Tinêo | 19/5/2011

Foto Indisponivel

No sábado e domingo (21 e 22), a partir das 18 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Francisca de Arruda Fernandes, em Araçatuba, os caratecas praiagrandenses (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK), Gabriel Stankunas, classe infantil A, peso menos de 40 quilos; e Rilan Elias Camargo Reis, infantil A, de 40 a 45 kg; treinam com a seleção brasileira de kumitê (luta).

Os trabalhos coletivos visam a disputa o Campeonato Sul-Americano, de 28 de junho a 3 de julho, em Assunção, no Paraguai. Já a equipe nacional de katá (demonstração de formas, na qual avalia-se a perfeição dos golpes) treina de 27 a 29 de maio, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal da Prefeitura de Jaboticabal. Representam Praia Grande, as lutadoras Bruna Rodrigues Baiocchi, categoria infantil A (12 e 13 anos); e Caroline de Lima, júnior (16 e 17).

Seletivas – A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) realizou duas seletivas para a formação dos pré-convocados que defendem o país no Campeonato Sul-Americano. O campeão e o vice-campeão de cada categoria, em cada etapa seletiva, treinam com a comissão técnica nacional. Por fim, esta define os dois integrantes da seleção verde e amarela que lutam no Paraguai.

Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi) e Kami Dojo (Roberto Rodrigues - Samambaia). E ainda, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Detalhes femininos – Em 2010, Bruna foi campeã paulista, vice-campeã brasileira e estaudal escolar; e disputou o Campeonato Sul-Americano. Em 2009, foi convocada para a seleção paulista e conquistou o título do estadual escolar. Em 2008, sagrou-se vice-campeã paulista e brasileira. Faturou diversas medalhas em torneios regionais.

Caroline, em 2010, faturou cinco medalhas de ouro no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar de katá. Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, e obteve o vice-campeonato Pan-Americano. Na mesma temporada, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá. Em 2007 obteve medalha de prata no Paulistão.

Meninos - Gabriel, em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional. Rilan, em 2010, foi campeão paulista, vice-campeão estadual escolar, e conquistou medalhas de bronze no Brasileirão e Copa São Paulo. Em 2009, integrou a seleção paulista, sagrou-se campeão paulista e foi vice-campeão do 63º Torneio Mestre Matsumura.