Operação TREM da Polícia Militar continua em Praia Grande

Ação da PM praticamente zerou número de ligações ao telefone 190 na quarta-feira (6)

Por Paola Vieira | 7/7/2011

“Uma ação extremamente positiva que cumpriu o objetivo de coibir e prevenir ocorrências como assalto e furto em Praia Grande, quase zerando o número de ligações para o serviço 190 no Município. Essa operação com certeza se repetirá nos próximos dias em Praia Grande e em outras Cidades da região”. Esta foi a análise da coordenadora operacional do 45º Batalhão da Policia Militar do Interior (BPMI), major Lílian Ojima Simião, sobre a Operação TREM (Tática Regional entre Municípios), da Polícia Militar, realizada na quarta-feira (6), do meio-dia às 19 horas, em pelo menos sete bairros do Município.

A ação contou com a participação de 50 policiais, 18 viaturas da Força Tática e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e apoio do helicóptero Águia da Base de Patrulhamento Aéreo de Praia Grande, do Policiamento Rodoviário, Central de Vídeo Monitoramento da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Trânsito e Transportes.

Levantamento da Policia Militar sobre a operação apontou o seguinte resultado: 247 pessoas abordadas, 32 veículos vistoriados, 2 veículos autuados, 53 motos vistoriadas, 2 taxis vistoriados, 3 ônibus vistoriados, 76 bicicletas abordadas, 3 veículos recuperados, 1 auto apreendido, 3 condução ao Distrito Policial.

De acordo com a Major Lílian, a operação intensificou o policiamento ostensivo em determinados pontos do Município, ampliou as abordagens policiais a ciclistas e motociclistas e realizou bloqueios relâmpagos, além de outras ações e apoios estratégicos “Essa operação já existe e é uma estratégia que o CPI-.6 (Comando de Policiamento do Interior - Santos) adotou por meio da qual utiliza uma fração de tropa de Força Tática e Rocam de cada batalhão, sem prejudicar o efetivo, aplicando comando específico. É uma ação metropolitana que ocorre de acordo com indicadores criminais da Polícia Militar”. Participaram da operação policiais dos batalhões 6 - Santos, 21 - Guarujá, 39 - São Vicente e 45 - Praia Grande.

Operação – Desencadeada na Avenida Presidente Costa e Silva, Bairro Boqueirão, a Operação percorreu diversos bairros de Praia Grande, entre eles Canto do Forte, Guilhermina, Ocian, Caiçara e Paquetá. A ação foi planejada para agir em locais com maior incidência de delitos. Durante a Operação houve apenas uma ligação para o telefone 190 da Policia Militar referente a roubo a transeunte.

Fotos da Operação podem ser conferidas na Galeria de Imagens das Prefeitura: fotos.praiagrande.sp.gov.br