Atleta de PG disputa Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros

Luís Alberto do Nascimento compete em Nova York, nos Estados Unidos

Por Fabricio Tinêo | 22/8/2011

Na segunda-feira (22), o atleta de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e New Star Fitness), Luís Alberto do Nascimento, 56 anos, embarca rumo à cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde a partir de sexta-feira (26), compete nos Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros. A competição reúne mais de 16 mil atletas, de 120 países.

“É a minha nona participação nesta competição. Disputo as provas de natação, atletismo e cross country, uma espécie de corrida em terreno rústico”, declarou o segundo tenente (de reserva) do 17º Grupamento de Bombeiros de Praia Grande, que compete na categoria master (mais de 50 anos). “Um torneio de um nível bastante elevado que conduz os atletas militares ao extremo do aprimoramento físico”.

Nos Jogos Mundiais de Polícias e Bombeiros (realizado em anos ímpares); e nos Jogos Mundiais de Bombeiros (que ocorrem em anos pares) já realizados, Nascimento conquistou mais de 80 medalhas. Competiu na África do Sul, em 1998; França, 2000; Estados Unidos, 2001; Nova Zelândia, 2002; Espanha, 2003; China, 2004; Inglaterra, 2008; e Canadá, 2009. Em 2010, em Daegu, na Coréia do Sul, Nascimento conquistou 13 medalhas nos Jogos Mundiais de Bombeiros.

O atleta – Natural de Rio Verde, Goiás, Nascimento reside em Praia Grande, no Bairro Mirim, desde 2001. Pai de Vítor, 21 anos; Alberto, 23; e Mark, 25; ele começou no esporte aos 18 anos, ainda no exército goiano. Aos 26 anos, virou bombeiro. Em 2006, aposentou-se e entrou no quadro de reserva da corporação.

Nesta temporada, na categoria 55 a 59 anos, o atleta de Praia Grande foi campeão da prova curta (short) na primeira e terceira etapas do Troféu Brasil de Triatlo e da segunda edição do Troféu Santa Cecília de Triatlo. Venceu a 20ª Travessia Aquática Equipada de Jacareí, na classe mais de 49 anos. Esta prova é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Estado, com a participação de profissionais de todo o país. Na disputa os nadadores utilizam roupa de borracha, pé de pato, máscara facial e snorkel (respirador).

Neste ano ainda, na cidade de Moenchengladbach, na Alemanha, o atleta de Praia Grande sagrou-se vice-campeão Mundial de TFA – o bombeiro vivo mais durão (Toughest Firefighter Alive). Em 2010, sagrou-se campeão do Troféu Brasil de Short-Triatlo (distância curta), categoria 55 a 59 anos. Das seis etapas realizadas ao longo do ano, ele venceu as quatro que participou.