PG solicita instalação de mais uma Vara Trabalhista

Município conta com duas Varas, que recebem anualmente cerca de 2 mil processos cada

Por Paola Vieira | 16/9/2011

Os juizes titulares das 1ª e 2ª Varas de Trabalho de Praia Grande, José Bruno Wagner Filho e Lucimara Schimidt Delgado Celli, respectivamente, juntamente com equipe, visitaram o prefeito Roberto Francisco dos Santos pedindo apoio na solicitação ao desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Nelson Nazar, para que seja instalada mais uma Vara Trabalhista para ser instalada no Fórum Trabalhista do Município, no Bairro Mirim. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito, na sexta-feira (16), com a presença também dos vereadores Paulo Emílio de Oliveira e Antonio Carlos Rezende (presidente).

O prefeito Roberto Francisco demonstrou apoio aos juizes. “Com o crescimento da Praia Grande, os juizes estão reivindicando a instalação de uma nova Vara Trabalhista no Município. Atualmente, temos duas varas trabalhistas e cada um delas recebe cerca de 2 mil processos por ano. Com esse crescimento e desenvolvimento da Cidade não podemos deixar isso acontecer, vamos tentar trazer essa nova vara para o Município, trabalhando com sistema digitalizado para evitar os papeis e agilizar o trabalho dos juízes”.

Juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Praia Grande José Bruno Wagner Filho destacou que somente em 2010 a 1ª Vara do Trabalho registrou 2026 processos e a 2ª Vara Trabalhista 1.995. “O judiciário é parceiro do Município e este documento que apresentamos hoje é um requerimento junto à presidência do Tribunal Regional demonstrando que todas as autoridades constituídas do Município estão em conjunto mostrando a necessidade de mais uma Vara na Cidade. Com a criação de uma lei que autorizou que o Tribunal da 2ª Região instalasse 68 novas varas na sua jurisdição queremos tentar que Praia Grande consiga uma nova Vara para a Comarca, porque o crescimento processual da Cidade é muito elevado. Praia Grande recebe mais que o limite legal de processos que são 1.500 por ano. O Município tem se desenvolvido muito, a perspectiva é de crescimento ainda maior e o movimento processual aumenta na mesma proporção, isso justifica nosso pedido”.

O Fórum Trabalhista fica na Rua José Borges Neto, 160, Bairro Mirim.