PG sai na frente na divulgação do IDEB à comunidade

Município é o 1º do Estado e o 3º do País a divulgar o IDEB nas escolas

Por Priscila Sellis | 3/10/2011

Praia Grande é a primeira cidade do Estado de São Paulo e a 3ª do País a promover uma ampla divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), através de placas grandes afixadas nas portas escolares. As outras cidades são: Estância (SE) e Rio de Janeiro (RJ). Nas últimas semanas, as 29 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal receberam painéis descritivos com as notas do IDEB, obedecendo ao Decreto Municipal nº 4.955/11.

“A publicidade desses dados visa garantir a transparência dos resultados, assim como estimular a participação e o conhecimento da rotina escolar pelos pais e comunidade”, afirma a secretária de educação do município, Maura Lígia Costa Russo.

De acordo com ela, a iniciativa na Cidade surgiu a partir da idéia lançada pelo economista e especialista em Educação, Gustavo Ioschpe. Em coluna publicada pela revista Veja, em junho, Ioschpe sugeriu que as escolas passassem a exibir as suas notas do IDEB em placas grandes afixadas na porta principal da instituição. O especialista ressaltou, na coluna, que a placa por si só não melhora a educação nas escolas, mas que pode acender uma discussão a partir do momento que o pai sabe a real condição da escola de seu filho, o que deve levar professores, diretores e governos a buscarem, com mais afinco, a qualidade do ensino.

Os diretores escolares, equipe técnica e professores da rede municipal de Praia Grande receberam também a ordem de prestarem à comunidade as informações referentes aos dados quantitativos e qualitativos, assim como as metas projetadas pelo MEC. “Eles são responsáveis por explicar aos pais de alunos a importância do
IDEB, do cumprimento das metas e o significado dos indicadores”, esclareceu a chefe do Departamento Pedagógico, Sandra Galvão.

Índices – No último IDEB, publicado em 2010, Praia Grande alcançou a média de 4,9 pontos na primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), superando a meta do MEC para o município, que era de 4,6. Praia Grande também ficou acima da média nacional, que foi de 4,4. Na segunda fase do Ensino Fundamental (6º a 9º), o Município também superou o País, atingindo o índice de 4,4, enquanto a média brasileira é de 3,6.

Segundo a secretária Maura Lígia, o fato do município estar acima da meta estipulada pelo MEC não pode levar as escolas à acomodação. “Pelo contrário, devemos lutar pois temos condições de alcançar uma pontuação ainda melhor, levando-se em conta toda a estrutura que temos em nossas escolas. Vamos buscar resultados ainda melhores”.

Histórico - O Ideb é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação da qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai de zero a dez, o IDEB sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil. A série histórica de resultados do Ideb se iniciou em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A meta, em termos numéricos, é progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022.