PIC e Cafe Vila Sônia homenageiam comunidade em evento

Ação ocorreu quinta-feira (17), no Palácio das Artes

Por Daniel Elias | 18/11/2011

Contar a história do Bairro Vila Sônia e mostrar no que modificou a rotina dos moradores da comunidade a instalação do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Vila Sônia. Com esse intuito, ocorreu na quinta-feira (17), a festividade de encerramento do ano das duas unidades. O evento foi realizado no Palácio das Artes e teve apresentações de dança e musicais.

“Tínhamos essa ideia de mostrar o crescimento e a transformação que o bairro passou depois da construção das unidades, há muito tempo”, destacou a diretora do PIC Vila Sônia, Maria Cleuza de Mesquita. “A principio iríamos fazer um teatro, juntando o PIC e o Cafe. Depois veio a iniciativa de associar essa apresentação com a homenagem à nossa comunidade. Foi quando surgiu o ‘Era uma vez...””.

Para mostrar a mudança sofrida pelo bairro, as diretoras contaram com o apoio de uma moradora antiga da comunidade, que cedeu algumas fotos. “Assim mostramos como era o terreno sem as unidades. Depois, durante a construção e for fim, os novos equipamentos sendo utilizados”, completou Maria Cleuza.

Na opinião da diretora do Cafe Vila Sônia, Marianne Vasques Gonçalves, além de falar sobre a história da comunidade, o evento permitiu ainda que os alunos mostrassem o que aprenderam ao longo deste ano. “Fico feliz em poder proporcionar esse momento de alegria e diversão para eles. Principalmente quando vemos o sorriso de satisfação estampado nos rostos de cada um”, comentou.

Uma das moradoras que serviram de exemplo para essa alegria comentada por Marianne, foi a dona de casa Ana Lucia Jesus Santos, 42 anos. Integrante do coral do PIC Vila Sônia, ela era toda elogios ao evento. “É muito bom poder participar de momentos como esse. Adoro cantar e vi no PIC uma oportunidade de realizar esse desejo”.

Moradora do Bairro Antártica há seis anos, Ana Lucia começou a participar das atividades do PIC Vila Sônia no início deste ano. “Além do coral, assisto às aulas de culinária, às terças e quintas-feiras. O PIC proporciona a nós um espaço de aprendizado e lazer. Fazendo com que demos a nossa vida mais dinamismo e mostremos a nós mesmos que sempre é tempo de recomeçar”, destacou a dona de casa.

Satisfação - Representando a secretária de Promoção Social, Maria Del Carmem Padin Mourão, a subsecretária de Assistência Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, ficou feliz com o que viu. “Ações como essa mostram que a política municipal voltada para promoção social está correta. Principalmente por que, no início, mal enchíamos um auditório e agora somos obrigados para realizar cinco ou seis eventos com o mesmo tema por falta de espaço”, lembrou.

Nanci Solano afirmou ainda que ao longo dos anos, o público atendido pelos cinco PICs e os dois Cafes tem mudado. “Nos últimos anos vemos uma invasão, no bom sentido, das nossas unidades, pelos moradores da terceira idade. Isso mostra que os PICs e Cafes são democráticos e atendem desde os mais novos, até as pessoas de mais idade. Por isso ficamos felizes em realizar ações para a comunidade de Praia Grande”, finalizou.