Sábado (25) tem rodada do Torneio de Verão de Bocha de PG

Jogos ocorrem a partir das 9 horas, nas Quadras do Guilhermina e Ocian PC

Por Fabricio Tinêo | 23/2/2012

Neste sábado (25), ocorre a terceira rodada do 1º Torneio de Verão de Bocha-rafa de Praia Grande. Na categoria feminina, às 9 horas, na Quadra do Guilhermina (Rua Itapoã, 52, Bairro Guilhermina), enfrentam-se as equipes do Clube de Praia São Paulo e Clube de Bocha Sambamar. Depois atuam as turmas do Clube de Bocha Mongamar/Mongaguá (convidado) e SAB Jardim Guilhermina.

Na masculina, às 14 horas, na Quadra do Ocian Praia Clube (Rua Comendador Otto Golanda, 80, Ocian), confrontam-se os selecionados do Clube de Praia São Paulo e Sociedade Amigos do Bairro Assunção. Depois, entram em ação os times do Mongamar e Clube de Bocha Quietude. Por fim, confrontam-se as equipes do Sambamar e Ocian Praia Clube. A competição realizada pela Liga Bochófila Municipal (LBPG) tem apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Pontos – Após duas rodadas, na feminina, liderança para a turma do Guilhermina com três pontos (uma vitória e um empate). Em segundo lugar, com dois pontos (dois empates), está a equipe do Assunção. Na terceira colocação aparecem os grupos do Mongamar, Quietude e Clube de Praia São Paulo, com um ponto (um empate).

Na masculina, primeiro lugar para o elenco do Clube de Praia São Paulo, com duas vitórias (36 pontos). Na sequência, com uma vitória e uma derrota, estão os times do Quietude (24 pontos), Assunção e Guilhermina (20), Mongamar (grupo convidado de Mongaguá), Sambamar e Ocian (18).

Regras – A competição feminina é disputada entre trios e presta homenagem à atleta Cecília Bueno, jogadora da seleção municipal e diretora da LBPG. A masculina ocorre entre quartetos e leva o nome do vice-presidente da LBPG e jogador da seleção municipal, professor Armando Caetano Araújo. Nos torneios, as agremiações enfrentam-se em dois turnos, qualificando-se a decisão as duas primeiras colocadas.

Bocha-Rafa – Este estilo de jogo é disputado apenas no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até 1950, a regra praticada no Brasil era o ponto e bola. A partir daquele ano foi adotada a regra sul-americana para competições oficiais. Mas, como recreação, muitos disputavam jogos baseados em uma regra chamada pontobol.

Sendo grande o número de praticantes, essa modalidade foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Desportos em 1978, sendo mais tarde denominada bocha-rafa. Oficialmente, existem mais três estilos no mundo: zerbin (adotada pela Federação Internacional), mundial (exercida pela Confederação Bochística Internacional) e sul-americana (mantida pela Confederação Sul-Americana de Bochas). A diferença entre os quatro estilos são apenas as regras.

Muitos dos praticantes de bocha estão na Itália, mas é possível encontrar adeptos da modalidade no mundo inteiro, devido à facilidade de jogar. O primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha foi realizado em São Paulo, capital, em 1964. Na cidade de São Caetano do Sul, em 1987, foi realizada a primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino. Já em 1994, o Brasil conquistou o inédito Campeonato Mundial realizado em Montenegro, no Rio Grande do Sul.