PG abre mostra especial em homenagem às mulheres

Exposição “7 Paredes, 7 Mulheres e Muita Arte” ficará aberta ao público até abril

Data de publicação: 29/2/2012

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), inaugurou na quarta-feira (29) a exposição “7 Paredes, 7 Mulheres e Muita Arte”. A mostra gratuita, que faz parte do projeto Arte no Paço, ficará aberta ao público até abril, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no 1º andar do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim).

Segundo a chefe da Seção de Ação Cultural, Lourdes Marszolek, a exposição conta sete histórias de mulheres completamente diferentes que desenvolveram ao longo de suas vidas habilidades artísticas. “Temos esculturas, pinturas, artes em vestuário e artesanato em geral”. Lourdes afirmou ainda que a ideia da ação é valorizar o talento feminino para as artes. “A mulher é um ser muito criativo, com grande sensibilidade e apego. E na arte ela extravasa, transformando seus anseios em produção. Tudo o que a mulher faz, ela faz com muito amor”, explicou.

A presidente da ong Defesa e Cidadania da Mulher, Ana Silvia de Amorin, de 46 anos, que também expõe trabalhos na mostra, elogiou a iniciativa. “O nosso artesanato é feito por mulheres de baixa renda cadastradas na nossa associação. É um trabalho de capacitação para gerar renda”, afirmou.

A consultora de designer de moda africana Kátia Abadia de Morais, 41, está animada com a mostra. “Sempre trabalhei com moda, mas há três anos faço arte com peças africanas. A exposição conta com trabalhos lindos e diferentes, que contam outras realidades e histórias de vida”.

Outra expositora no projeto é Alexsandra Nicolau Angelim, que realiza trabalhos de pintura sobre tela há cerca de 3 anos. “Comecei a pintar como aluna de uma oficina no Programa de Integração e Cidadania (PIC) da Prefeitura. Prendi de graça uma vocação, que hoje é uma das minhas fontes de renda”.

A artesã Nelza dos Santos Fernandes, 61, está expondo peças artesanais de decoração feitas manualmente. “Além de ser uma fonte de renda, fazer o artesanato é uma terapia para mim, que sou aposentada. Aprendi a fazer este trabalho aos 8 anos, com minha avó”, afirmou.

Arte no Paço - Idealizado pela Sectur, o projeto Arte no Paço mantém um espaço permanente para manifestações artísticas e culturais no andar térreo do Paço Municipal. Mais do que oferecer arte e cultura aos passantes, o projeto configura-se em vitrine para a produção de artistas locais, principalmente de Praia Grande.