Porto do Saber recebe projeto ‘À Sala do Conto’

Evento terá histórias e teatro infantil, nos dias 29 e 30 de março

Data de publicação: 27/3/2012

Foto Indisponivel

O projeto “À Sala do Conto” estará no Porto do Saber (Boqueirão) nos próximos dias 29 e 30. Haverá um workshop sobre contadores de histórias e a apresentação de um espetáculo infantil. O projeto tem por finalidade a difusão da literatura através de histórias, mais precisamente utilizando-as no contexto das Artes Cênicas.

A ação é promovida pela Secretaria de Educação de Praia Grande com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural (Proac) e Difusão da Literatura no Estado de São Paulo.

No dia 29, às 15 horas, haverá o espetáculo infantil que conta a história de três palhaços que embarcam, mesmo debaixo de chuva, em uma aventura onde juntos buscam algo que os alegrem e divirtam.

Apesar do mau tempo, eles descobrem que podem não apenas viajar, mas transportar-se a um mundo onde a magia e a imaginação fluam livremente apenas com o ato de exercitar o imaginário, tendo, assim, acesso ao maravilhoso mundo das histórias contadas.

No dia 30, será a vez de um workshop de histórias. Durante a oficina, através da interação com os participantes, serão trabalhados conceitos básicos da estruturação linguística, com intenção de proporcionar ao mesmo uma capacitação automática, porém gradual, no processo de criação e construção de histórias, além de oferecer subsídios literários suficientes para a criação de textos inéditos que por ventura venham a produzir.

De acordo com o coordenador do Porto do Saber e chefe da Divisão de Cultura da Seduc, Renato Paes, atualmente já é bastante conhecida a integração das artes à educação, enquanto agente facilitador do aprendizado e estimulação à leitura, contudo, pouco se divulga a importância da literatura em si, enquanto ferramenta primordial para viabilizar esse processo. “O projeto propõe um trabalho de apoio literário, tendo como base a narração de histórias com a utilização de princípios do teatro infantil”, afirma Renato.

A utilização das técnicas de contar histórias se dá no Espetáculo Infantil “À Sala do Conto”, através da caracterização de personagens, o que facilita ainda mais a percepção do público para a questão da literatura, uma vez que as histórias contadas no espetáculo não possuem o apoio de estímulos visuais.

As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo telefone 3496-5358. Haverá certificados do evento. A entrada é gratuita. O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, ao lado do Hospital Irmã Dulce, no Bairro Boqueirão.