Novo prédio da Seduc em fase final de obras

Localizado no Bairro Mirim, ao lado do Paço, imóvel está sendo especialmente preparado para as necessidades da secretaria

Por João Carlos Miranda | 19/3/2004

A área de Educação em Praia Grande é prioridade para a Administração Municipal, que tem construído novas unidades e reformado e ampliado as já existentes (41 unidades em funcionamento), além do investimento no aperfeiçoamento dos profissionais e em equipamentos. Com isso, a área administrativa, que coordena esses serviços, representada pela Secretaria Municipal de Educação -Seduc, tem sentido a necessidade de uma estrutura física maior.
Para atender de maneira eficiente à suas funções, a Seduc ganhará, ainda neste semestre, novas e amplas instalações. O imóvel está localizado na Rua José Borges Neto (lateral ao Paço Municipal).
Estrutura– “O projeto foi concebido baseado no programa de necessidades fornecido pela Seduc, compatibilizado para o imóvel”, explicou Luiz Fernando Lopes, secretário de Obras Públicas (Seop), ressaltando que os espaços foram adequados às necessidades de cada setor, adaptando-os inteiramente para receberem os diversos materiais e equipamentos para as funções a que se destinam. No total, o imóvel tem 3.727m² de área construída.
Segundo explicou Luís Fernando Félix de Paula, arquiteto da Divisão de Projetos Arquitetônicos da Seop e coordenador do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura (onde foi idealizado o projeto da Seduc), um dos diferenciais do imóvel é o almoxarifado, que “foi idealizado para ocupar espaços nos dois pavimentos, sendo que o transporte será feito por meio de elevadores de carga”. Foram reservados depósitos específicos para merenda, mobília e materiais de manutenção das unidades. No térreo também será instalado o almoxarifado da Secretaria Administrativa, Sead (260m²), que hoje se encontra localizado no prédio anexo, aos fundos do Paço Municipal.
A OBRA - No térreo estará localizada, além dos almoxarifados da Seduc e Sead, a área administrativa (637m²), composta por duas salas para atendimento ao público; salas para assessoria técnica e jurídica; Conselho Municipal de Educação (CME), de manutenção de informática; de reuniões; motoristas, assim como o gabinete do secretário, salas para assistente; secretária e o departamento administrativo(com 24 estações de trabalho); sala de PABX (Telefonistas); arquivo, copa e banheiros para funcionários.
Segundo informou Denise Costa Junqueira, arquiteta do Escritório de Projetos Especiais, a Seduc terá também um auditório com 280 lugares: “No total serão 530m² de área, subdivididos em palco para conferências, cabine de som e imagem, hall de entrada, sala para palestrantes, copa e banheiros públicos com equipamentos para atender pessoas portadoras de deficiências”.
A garagem (interna), com 1.279m² de área, terá capacidade para abrigar 9 automóveis ; 9 ônibus e 5 utilitários de médio porte, que compõem hoje a frota da Seduc.
Já no segundo piso há o almoxarifado da Seduc (depósitos com 367m² e dois de 247m²) e o da Sead (com 252m²). Neste andar estará localizado o Departamento de Educação, subdividido em 6 divisões e equipes (40 estações de trabalho). Além disso haverá duas salas de reuniões e outras duas para o Centro de Especialização, Estudo e Pesquisa do Educador Municipal (CEPEM), além de sala para atendimento e outra para treinamento em informática, além de banheiros para funcionários.
ACABAMENTO - Além da reestruturação do sistema elétrico e hidráulico do prédio, será implantado o sistema de cabeamento estruturado (de fibra ótica), de forma a incorporar a Seduc ao projeto Cidade Integrada.
Para realizar o acabamento interno do prédio será utilizado látex acrílico e no externo cerâmica anti-pichação. O piso terá diversos tipos de materiais, como granito, cerâmica PI5 (alto tráfego) e piso do tipo vinílico de alta resistência.
Hoje, a Seduc ocupa provisoriamente parte do Edifício Ignácio Ferraz (antigo prédio da Prodepg), na Avenida Costa e Silva, Boqueirão. Até o fim deste semestre, todas as secretarias municipais, com exceção da Sectur, estarão centralizadas na Vila Mirim. O prédio da Secretaria da Saúde também está sendo finalizado, ao lado da futura sede da Seduc.