Nova Escola Lions mostra evolução da rede escolar de PG

Por Tatiana Giulietti | 19/3/2004

A reinauguração da Escola Municipal Lions Club Ocian, realizada na manhã de hoje (19/03), foi marcada por homenagens e lembranças de um passado sombrio em Praia Grande. A reforma e a ampliação do prédio deram uma cara nova à escola que, quando iniciou há mais de 20 anos em uma pequena sala atendia 40 alunos. Hoje, a parceria entre o Lions Clube e a Prefeitura permite atender 982 jovens.
O prefeito Mourão lembrou do ano de 1989, quando foi secretário de Educação, e quando a estrutura da rede municipal de ensino se resumia a pequenas casas na Vila Antártica e na Vila Sônia: “Juntas, as unidades não chegavam a ocupar o espaço que esta escola ocupa hoje; esta escola é um referencial para todos, de quanto se evoluiu na área da Educação”. Na época, a Seduc atendia cerca de 8.000 alunos; hoje, atende 34 mil e tem que dar conta da demanda de mais de mil alunos que se mudam para a Cidade anualmente. Segundo o prefeito, significa a construção “de uma escola como essa todo início de ano”.
Mourão parabenizou a equipe das secretarias envolvidas, lembrando que a Escola Lions marca a décima obra que passou por reforma e ampliação neste governo. Outras 12 já estão em obras e mais 10 passarão pelo mesmo processo. O atual governo também está construindo outras 14 novas escolas e, ao final de todo o trabalho, Praia Grande contará com 56 unidades de ensino.
No mesmo ato, a direção do Lions Clube inaugurou sua nova sede, chamada Centro Comunitário Guido Vicenzotto, em homenagem póstuma a um dos principais integrantes da entidade, sendo um dos idealizadores da escola.
Há dois anos, quando a imprensa registrava alguns descontentamentos de pais que reclamavam das reformas por “atrapalhar momentaneamente os estudos”, os mesmos não imaginavam como ficaria o prédio – moderno, seguro e mais aconchegante para o estudo. O prédio hoje tem dois pisos: no térreo há duas salas, uma com o laboratório de informática e outra para professores. O pavimento comporta ainda arquivo, cozinha, despensa, depósito, área de serviço e pátio coberto. No segundo piso há três salas de aula, quadra poliesportiva, depósito de materiais esportivos e os sanitários. Ao todo, são 15 salas de aula.
A solenidade de entrega da obra contou com a participação de diversas autoridades. Entre elas, o presidente do Lions Ocian, Helon Rodrigues de Mello; a governadora do Distrito LC 5, Maria Cecília Eman; presidente da Câmara, Edson Milan; a secretária da Educação, Maura Ligia Costa Russo; o vice-prefeito Alexandre Cunha; o comandante do 45º BPM/I, Alaor Gasparotto; diversos vereadores e secretários municipais.
A governadora destacou a eficiência do prefeito, dizendo que a Cidade “sabe quem escolhe para comandá-la”. Cecília Eman ressaltou também a importância das parcerias: “Sem elas não crescemos”.
Outras homenageadas foram as merendeiras Maria da Paixão Almeida e Gabriela Silva Santos, que estão na mesma função há cerca de 20 anos e foram testemunhas do crescimento da escola e de toda a rede municipal.
O ato teve ainda toque de silêncio em homenagem póstuma à aluna da escola, a menina Geisa, vítima fatal de um acidente ocorrido esta semana.