UPA do Samambaia será inaugurada dia 27

Unidade será gerida pela Fundação do ABC

Por Antonio Cassimiro | 26/4/2012

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia será inaugurada no dia 27 de maio, às 10 horas. A UPA funcionará 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região, em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radiologia. A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. O amplo espaço físico e o aparelhamento previsto deverão tornar a UPA a maior e mais bem equipada unidade do tipo do País, com custeio quase total por parte do Governo Municipal.

Com um total de 2.190 metros quadrados de área construída, as dependências contam com uma recepção para até 78 lugares; duas salas de triagem para classificações de risco; sala de atendimento social; sete consultórios, incluindo um odontológico; salas de exames, curativos, coletas e suturas; salas de raio X e eletrocardiograma; salas de inalação e de imobilização para fraturas; salas de urgência e de observação (masculinos, femininos e pediátrica coletivos); dois quartos para pacientes de isolamento; e setores de diagnóstico terapêutico, apoio técnico e logístico e de pronto atendimento.

A unidade possui quatro entradas independentes com acessos para o setor de urgência (SAMU), recepção, acesso para funcionários e para serviços. Para o setor administrativo, há vestiários, um refeitório, salas de plantonistas, salas de reuniões, além de um posto policial, mais a nova base do SAMU (que deixará o prédio atual, no Cemas, no bairro Guilhermina).

A obra teve início em janeiro de 2011, totalizando um custo de R$ 4.675.483,93, sendo R$ 2.725.483,95 pagos pela Prefeitura e R$ 1.950.000,00 pelo Governo Federal.

SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde também funcionará uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a ser inaugurada no próximo domingo (6). O posto facilitará o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A previsão é de que a unidade atenda diariamente de 300 a 400 pacientes. O custeio mensal do serviço é de R$ 250 mil.

A UPA do bairro Samambaia tem classificação de Porte III, destinada ao atendimento de cidades com população de até 300 mil habitantes, com número previsto de atendimento médico em 24 horas para até 450 pacientes, com seis médicos distribuídos entre pediatras e clínicos gerais e com capacidade para até 20 leitos.

Com a UPA, o Município passa a contar com quatro postos de atendimento de urgência, sendo três deles específicos para pronto-socorros (PS Central, no Boqueirão; PS Quietude e PS Samambaia).

Para dar maior fluidez de acesso à UPA, será construído um viaduto no bairro, próximo ao local. As obras devem começar ainda este semestre e serem concluídas até novembro.

GESTÃO - Foi homologado, na última quarta-feira (25), o contrato para gestão da UPA A empresa vencedora do processo licitatório foi a Fundação do ABC, que já administra o Hospital Municipal Irmã Dulce. A definição da gestora do UPA aconteceu por instrumento de Seleção Pública - modalidade regulamentada pela Lei Municipal 1.398/2008 e prevista na Lei de Licitações (8.666/93). A empresa será responsável pela contratação de pessoal e a Prefeitura ficará responsável pela manutenção e aquisição de equipamentos.

O custeio total para gestão da unidade ficará em torno de R$ 1.350.000,00 mensais, sendo R$ 1,1 milhão a cargo da Prefeitura e R$ 250 mil por parte do Ministério da Saúde. De acordo com contrato homologado, o serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da Fundação do ABC. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o contrato com a empresa administradora do UPA tem duração de cinco anos. “Entre os requisitos para participação do processo estavam a capacidade comprovada em oferecer serviços e eficiência no atendimento”, disse.