Itinerário de alguns ônibus muda dia 2

Por Tatiana Giulietti | 31/3/2004

A partir do dia 2 de abril, itinerários de ônibus e inclusão de linhas são algumas das alterações no transporte municipal de Praia Grande, e que têm caráter experimental. A decisão foi tomada em reunião realizada pelo secretário de Serviços Públicos e Trânsito, Antonio Freire de Carvalho Filho; o subsecretário de Transportes, Luis Credídio e técnicos da Executiva Transportes Urbanos.
A linha 33, que faz o trajeto entre os dois terminais, não mais entrará no Canto do Forte. Isso para chegar mais rápido ao Terminal Tude Bastos. Para atender quem pegava essa linha municipal no Forte, foram criadas outras duas linhas: as de números 94 e 95 BF, que farão o trajeto ida e volta pelo bairro. A proposta é agilizar o percurso. Segundo o chefe do Departamento de Transporte, Claudenir Barros Carneiro, a população usuária da Linha 33 reclamava do tempo gasto no Forte antes de chegar ao terminal: “Da Avenida Brasil, o itinerário era Avenida Costa e Silva, Rua Jaú, Avenida Rio Branco, Marechal Mallet, Rua Costa Machado e Cynthia Giufrida; contornava a Cohab e percorria todas aquelas vias novamente para chegar no Tude Bastos; agora, da Avenida Brasil, o veículo desce a Rua Pernambuco, no Boqueirão, passa pela Rua Espírito Santo e entra na Avenida Costa e Silva direto para o destino”.
Portanto, a economia de tempo para quem vem da Vila Mirim ao Boqueirão vai ser de aproximadamente 25 minutos. Moradores do Canto do Forte vão usufruir das novas linhas 94 e 95 para se dirigir ao Terminal, sem alterar o custo da passagem graças ao sistema de Integração.
Outra alteração de linha diz respeito à 12 CO, que muda seu trajeto somente na volta do itinerário, quando sai do Terminal Tude Bastos. O ônibus vai percorrer um trecho maior da Avenida Marginal Marcos Freire, não entrando em algumas ruas do Bairro Quietude – já atendido normalmente pela Linha 13 TR. “Como a Avenida Marginal tem uma maior capacidade viária, os usuários ganham na velocidade e na maior freqüência do ônibus nos pontos”, explicou Claudenir.
Finalmente, a frota municipal aumenta com a criação da Linha 11 PR, que terá dois ônibus fazendo o trajeto da Linha 01 OP, que mantinha somente um carro tipo “jardineira” e que será desativada temporariamente. Essa linha também vai funcionar somente nos finais de semana (como a atual “jardineira”) e fará o mesmo trajeto por dois ônibus convencionais. A fase experimental de todas as alterações termina no dia 1º de maio. Se aprovada, será implantada automaticamente no sistema.