População atende chamado e doa roupas de qualidade a campanha

Encerramento da Campanha Metropolitana do Agasalho ocorreu na quinta (17)

Por Daniel Elias | 18/5/2012

A 7a Campanha Metropolitana do Agasalho chegou ao fim, totalizando 412.992 peças arrecadadas. Apesar da quantidade ser um pouco menor que a do ano passado (465.760), a ação solidária este ano é considerada um sucesso, principalmente devido ao baixo índice de descarte de roupas. A divulgação do balanço ocorreu durante a solenidade de encerramento realizada na quinta-feira (17), no Clube de Regatas Vasco da Gama, em Santos. Participaram do encontro as representantes dos fundos sociais de solidariedade das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A festa foi organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, que teve como ponto alto a apresentação do Trio Los Angeles e a eleição do Miss e Mister Terceira Idade Santista. Apesar do encerramento oficial, as doações podem continuar a ser feitas até o final de junho, nos mesmos postos de arrecadação.

Presente na solenidade, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande e secretária de Promoção Social (Sepros), Nanci Solano Tavares de Almeida, ressaltou a importância de os moradores terem entendido a necessidade de doar agasalhos em bom estado. “O número de descarte diminuiu significativamente se comparado aos outros anos”, enfatizou.

Em Praia Grande, as peças de roupas foram doadas para entidades cadastradas no Fundo Social e no Conselho Municipal de Assistência Social, além de serem encaminhadas para pessoas atendidas por programas sociais. “Com a boa qualidade, conforme as roupas chegavam, nós já as distribuíamos. Assim damos o dinamismo necessário para beneficiar as famílias”, explicou Nanci.

Em Praia Grande, são 95 postos: unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) Melvi, Quietude, Vila Alice e Vila Sônia; centros de Apoio à Família do Educando (Cafes) Sérgio Mainente, Sítio do Campo e Vila Sônia; Loja da Cidadania (no Paço Municipal); além do Fundo Social de Solidariedade. Ainda recebem doações o Palácio das Artes, as 20 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e as 61 escolas municipais.

A Campanha Metropolitana do Agasalho acontece em todo o Estado de São Paulo desde 2006 e é pioneira em integrar várias cidades de uma região. A ação conta com suporte do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, prefeituras municipais (Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente), empresários e sociedade civil dos nove municípios.