PG e Fundação ABC assinam termo de gestão da UPA
Solenidade ocorre no dia 30, a partir das 10 horas, no Palácio das Artes (PDA)
Por Pedro Sbravatti | 23/5/2012

A Prefeitura de Praia Grande e a Fundação do ABC assinam o termo de gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Doutor Charles Antunes Bechara", no dia 30 de maio, às 10 horas, no Palácio das Artes (PDA), que fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. A organização social venceu o processo de seleção pública realizado pela Administração Municipal para prestar o serviço.
A definição da gestora da UPA aconteceu por instrumento de Seleção Pública - modalidade regulamentada pela Lei Municipal 1.398/2008 e prevista na Lei de Licitações (8.666/93). A empresa será responsável pela contratação de pessoal e a Prefeitura, pela manutenção e aquisição de equipamentos.
O custeio total para gestão da unidade ficará em torno de R$ 1,3 milhão mensais, sendo R$ 1,1 milhão a cargo da Prefeitura e R$ 250 mil por parte do Ministério da Saúde. De acordo com o contrato homologado, o serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da Fundação do ABC. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o contrato com a empresa administradora do UPA tem duração de cinco anos. “Entre os requisitos para participação do processo estavam a capacidade comprovada em oferecer serviços e eficiência no atendimento”, disse.
Dados - A UPA, localizada no Bairro Samambaia, funcionará 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região, em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radiologia. O equipamento beneficiará cerca de 70 mil pessoas.
A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. O amplo espaço físico e o aparelhamento previsto deverão tornar a UPA a maior e mais bem equipada unidade do tipo do País, com custeio quase total por parte do Governo Municipal.
Com a UPA, o Município passa a contar com quatro postos de atendimento de urgência, sendo três deles específicos para pronto-socorros (PS Central, no Boqueirão; PS Quietude e PS Samambaia).
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde já funciona uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Viaduto - Para dar maior fluidez de acesso à UPA, será construído um viaduto no bairro, próximo ao local. Na primeira semana de junho, será publicado o edital de licitação da obra. É o que garantiu o Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissione, durante reunião com representantes da Administração Municipal ocorrida no dia 15, na sede do Departamento, na Capital.
A definição da gestora da UPA aconteceu por instrumento de Seleção Pública - modalidade regulamentada pela Lei Municipal 1.398/2008 e prevista na Lei de Licitações (8.666/93). A empresa será responsável pela contratação de pessoal e a Prefeitura, pela manutenção e aquisição de equipamentos.
O custeio total para gestão da unidade ficará em torno de R$ 1,3 milhão mensais, sendo R$ 1,1 milhão a cargo da Prefeitura e R$ 250 mil por parte do Ministério da Saúde. De acordo com o contrato homologado, o serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da Fundação do ABC. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o contrato com a empresa administradora do UPA tem duração de cinco anos. “Entre os requisitos para participação do processo estavam a capacidade comprovada em oferecer serviços e eficiência no atendimento”, disse.
Dados - A UPA, localizada no Bairro Samambaia, funcionará 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região, em clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radiologia. O equipamento beneficiará cerca de 70 mil pessoas.
A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. O amplo espaço físico e o aparelhamento previsto deverão tornar a UPA a maior e mais bem equipada unidade do tipo do País, com custeio quase total por parte do Governo Municipal.
Com a UPA, o Município passa a contar com quatro postos de atendimento de urgência, sendo três deles específicos para pronto-socorros (PS Central, no Boqueirão; PS Quietude e PS Samambaia).
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde já funciona uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Viaduto - Para dar maior fluidez de acesso à UPA, será construído um viaduto no bairro, próximo ao local. Na primeira semana de junho, será publicado o edital de licitação da obra. É o que garantiu o Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissione, durante reunião com representantes da Administração Municipal ocorrida no dia 15, na sede do Departamento, na Capital.