Gestão da UPA é oficializada nesta quarta
Unidade será a maior do País e será administrada pela Fundação do ABC
Por Antonio Cassimiro | 29/5/2012

Praia Grande está prestes a ganhar um relevante serviço na área da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que promete ser a mais completa e melhor estruturada do Brasil. Nesta quarta-feira (30), às 10 horas, no Palácio das Artes, acontece a assinatura do contrato para a gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Fundação do ABC. A unidade contará com profissionais e exames que são oferecidos em unidades avançadas de atendimento de urgência e emergência, o que a difere das demais UPAs do País.
O plano operativo do contrato de gestão tem planejamento para a unidade para os próximos quatro meses - tempo para que todos os serviços de urgência e emergência sejam implantados gradativamente na UPA. Com características de um hospital, o plantão contará com seis médicos, sendo três clínicos gerais, dois pediatras, um cirurgião geral e um dentista com a especialidade em cirurgia do maxilar (bucomaxilo).
Além de exames laboratoriais, serão disponibilizados na nova UPA serviços como eletrocardiograma, radiologia, tomografia computadorizada de urgência, ultrassonografia, endoscopia e imobilização ortopédica (que contará com a assistência de um ortopedista, diferencial dentre as demais UPAs). De acordo com o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, ao longo dos meses outros atendimentos devem ser adicionados. “Será mais que um pronto socorro e terá um atendimento diferenciado em relação aos padrões de todos as UPAs do País”, disse.
A UPA receberá o nome "Doutor Charles Antunes Bechara". A Fundação do ABC venceu o processo de seleção pública realizado pela Administração Municipal para prestar o serviço. A organização social já tem experiência em gestões de diversos estabelecimentos de saúde, como o Complexo de Saúde Irmã Dulce, formado pelo hospital municipal e PS Central, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), da Cidade, e outros dois AMEs, do governo do Estado.
A definição da gestora da UPA aconteceu por instrumento de Seleção Pública - modalidade regulamentada pela Lei Municipal 1.398/2008 e prevista na Lei de Licitações (8.666/93). A empresa será responsável pela contratação de pessoal e a Prefeitura, pela manutenção e aquisição de equipamentos.
O custeio total para gestão da unidade ficará em torno de R$ 1,3 milhão mensais, sendo R$ 1,1 milhão a cargo da Prefeitura e R$ 250 mil por parte do Ministério da Saúde. De acordo com o contrato homologado, o serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da Fundação do ABC. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Dados - A UPA, localizada no Bairro Samambaia, funcionará 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região. O equipamento beneficiará cerca de 70 mil pessoas.
A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. Com a UPA, o Município passa a contar com quatro postos de atendimento de urgência, sendo três deles específicos para pronto-socorros (PS Central, no Boqueirão; PS Quietude e PS Samambaia).
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde já funciona uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Viaduto - Para dar maior fluidez de acesso à UPA, será construído um viaduto no bairro, próximo ao local. Na primeira semana de junho, será publicado o edital de licitação da obra. É o que garantiu o Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissione, durante reunião com representantes da Administração Municipal ocorrida no dia 15, na sede do Departamento, na Capital.
Assinatura do contrato de gestão compartilhada do UPA contará com as presenças do prefeito da Cidade, do secretário de Saúde Pública, do presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, além de convidados e autoridades do Município.
O Palácio das Artes (PDA) fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.
O plano operativo do contrato de gestão tem planejamento para a unidade para os próximos quatro meses - tempo para que todos os serviços de urgência e emergência sejam implantados gradativamente na UPA. Com características de um hospital, o plantão contará com seis médicos, sendo três clínicos gerais, dois pediatras, um cirurgião geral e um dentista com a especialidade em cirurgia do maxilar (bucomaxilo).
Além de exames laboratoriais, serão disponibilizados na nova UPA serviços como eletrocardiograma, radiologia, tomografia computadorizada de urgência, ultrassonografia, endoscopia e imobilização ortopédica (que contará com a assistência de um ortopedista, diferencial dentre as demais UPAs). De acordo com o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, ao longo dos meses outros atendimentos devem ser adicionados. “Será mais que um pronto socorro e terá um atendimento diferenciado em relação aos padrões de todos as UPAs do País”, disse.
A UPA receberá o nome "Doutor Charles Antunes Bechara". A Fundação do ABC venceu o processo de seleção pública realizado pela Administração Municipal para prestar o serviço. A organização social já tem experiência em gestões de diversos estabelecimentos de saúde, como o Complexo de Saúde Irmã Dulce, formado pelo hospital municipal e PS Central, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), da Cidade, e outros dois AMEs, do governo do Estado.
A definição da gestora da UPA aconteceu por instrumento de Seleção Pública - modalidade regulamentada pela Lei Municipal 1.398/2008 e prevista na Lei de Licitações (8.666/93). A empresa será responsável pela contratação de pessoal e a Prefeitura, pela manutenção e aquisição de equipamentos.
O custeio total para gestão da unidade ficará em torno de R$ 1,3 milhão mensais, sendo R$ 1,1 milhão a cargo da Prefeitura e R$ 250 mil por parte do Ministério da Saúde. De acordo com o contrato homologado, o serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da Fundação do ABC. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Dados - A UPA, localizada no Bairro Samambaia, funcionará 24 horas para atender pequenas e médias urgências e emergências de pacientes de Praia Grande e região. O equipamento beneficiará cerca de 70 mil pessoas.
A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. Com a UPA, o Município passa a contar com quatro postos de atendimento de urgência, sendo três deles específicos para pronto-socorros (PS Central, no Boqueirão; PS Quietude e PS Samambaia).
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde já funciona uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Viaduto - Para dar maior fluidez de acesso à UPA, será construído um viaduto no bairro, próximo ao local. Na primeira semana de junho, será publicado o edital de licitação da obra. É o que garantiu o Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissione, durante reunião com representantes da Administração Municipal ocorrida no dia 15, na sede do Departamento, na Capital.
Assinatura do contrato de gestão compartilhada do UPA contará com as presenças do prefeito da Cidade, do secretário de Saúde Pública, do presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, além de convidados e autoridades do Município.
O Palácio das Artes (PDA) fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.