Maquete interativa ensina crianças a economizar água

Por Antonio Cassimiro | 8/4/2004

Um projeto do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação (Seduc), aborda o bom uso da água no ambiente doméstico. A proposta, que faz parte do projeto “Viajando pelo Mundo das Águas”, que inclui cartilhas para alunos e professores, é voltada aos alunos da 3ª série do Ensino Fundamental. Uma maquete com tubulações, equipamentos de armazenamento e recepção de resíduos foi montada no Portinho para visitações diárias. Com ela, os alunos podem ver exemplos práticos de economia do líquido.
A iniciativa faz parte ainda da Semana da Água, realizada no mês passado em toda a Baixada, e visa não somente a preservação de mananciais como a preocupação com a utilização da água no dia-a-dia. Durante as visitas na sede do departamento, as crianças realizam atividades interativas, experiências e participam de palestras.
Com recurso de uma mini-casa, professores mostram o percurso da água desde a nascente até a torneira. Uma pequena cachoeira também ajuda a demonstrar o ciclo da água, a evaporação e o comportamento das plantas. Na maquete, as crianças podem movimentar a água na casinha, aprendendo a evitar desperdício nas dependências.
O funcionamento das caixas d’água, de gordura e das fossas sépticas são apresentadas igualmente de forma interativa e permite que os estudantes possam conhecer sua utilidade e aprender a cuidar dos equipamentos. Por meio de brincadeiras, como jogo da memória, as conseqüências da agressão à natureza e interferência do homem no meio ambiente também são ensinadas no local.
As atividades vão até o dia 31 de agosto e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 3473-8952 ou no próprio local (Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, Sítio do Campo). O Departamento de Educação Ambiental atende até 40 alunos por período.