Educação infantil e centro recreativo no Ribeirópolis

Por João Carlos Miranda | 15/4/2004

A Prefeitura de Praia Grande está executando diversos serviços para melhorar a qualidade de vida no populoso Bairro Trevo, entre eles, construindo diversas unidades escolares para atender a crescente demanda por vagas. Além das duas unidades que estão sendo construídas no Loteamento Esmeralda, também o Ribeirópolis terá duas novas escolas. Ambos loteamentos pertencem ao Bairro Trevo.
A Escola de Educação Infantil do Ribeirópolis atenderá nas áreas de creche, com 145 vagas, e de pré-escola, com mais 420 vagas ( 140 no período integral e 280 no parcial). A unidade está sendo construída na Rua Alfredo D´Escragnolle Taunay, quadra 23, lotes 12 a 24.
Ocupando terreno com 3.256,95 m², a escola terá 2.062,36m² de área construída. Na área da creche, haverá três berçários, com banheiros infantis, três solarium, dois roupeiros, copa e dois playgrounds com grama sintética. Além disso, serão construídas oito salas de recreação e três para outras atividades, sendo uma reservada para aulas de informática; banheiros feminino e masculino e pátio coberto. Para circulação a unidade terá 192,39m², sendo 66m² cobertos com policarbonato.
Na área de serviços, a escola contará com refeitório, cozinha, despensa, depósito de materiais de limpeza, banheiros para funcionários, lavanderia e áreas totalizando 94,26m².
A ala administrativa terá salas de professores, diretoria, de assistente e diretora, arquivo morto e almoxarifado, secretaria e recepção, e áreas de circulação totalizando 90,41m² e pátio descoberto com 163,16m².
Centro recreativo- Localizado na Rua Flávio Monteiro de Castro, quadra 24, lotes 1 a 4 e 21 a 24, o Centro Recreativo do Ribeirópolis ocupará terreno com 2.948,12m² e terá 1.440,42m² de área construída. O objetivo principal dos centros recreativos é o de ampliar o horário de atendimento educacional, proporcionando diversas atividades extras, educacionais e de lazer, para crianças de 6 a 14 anos. Se estudam de manhã, elas ficam à tarde nos centros recreativos e vice-versa. Ocupá-las de forma salutar, o dia inteiro, representa não apenas afastá-las do assédio da marginalidade, como também garantir que seus pais possam trabalhar tranqüilos, sabendo que estão sob cuidados.
Diferente em relação a outras da rede municipal, esta unidade possuirá uma pista para prática de pedestrianismo (grama sintética), com quatro raias e 47,19 metros de extensão . Além disso, será construída também uma quadra poliesportiva coberta, que contará com vestiários masculino e feminino e almoxarifado.
Além das dependências administrativas, o centro recreativo possuirá também uma área para descanso, com bancos e jardins e outra onde serão instalados equipamentos esportivos.
Seguindo o padrão de todas as unidades de ensino do Município, as novas escolas do Ribeirópolis terão os muros e fachadas externas dos prédios revestidos com cerâmica antipichação e serão instaladas também torneiras e válvulas de descarga antivandalismo. Uma medida importante é a instalação do sistema de filtragem nas entradas das redes de água, que permitirá a obtenção do líquido filtrado em qualquer ponto da escola.
Além disso, a unidade possuirá o sistema de cabeamento estruturado (de fibra ótica), de forma a incorporar a escola ao projeto Cidade Integrada. Os Laboratórios de Informáticas terão sistemas de ensino implantados e haverá câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos.
“Essa obra segue o padrão de excelência das escolas da cidade. Além da beleza, representam a economia, segurança e a modernidade que elevam sobremaneira as condições de trabalho para alunos, professores e pessoal administrativo”, destacou o secretário de Obras, Luiz Fernando Lopes.