Atendimentos do PPA do Samambaia serão realizados na UPA

Antiga unidade será desativada a partir do dia 25 deste mês

Por Pedro Sbravatti | 18/7/2012

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Doutor Charles Antunes Bechara” atenderá a demanda de todos os serviços prestados à população pelo Posto de Pronto Atendimento do Bairro Samambaia. A antiga unidade será desativada a partir do dia 25 deste mês. O prédio passará por ampla reforma e abrigará um novo equipamento público para os munícipes.

A UPA está localizada na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, também no Samambaia. A medida visa oferecer melhor qualidade nos atendimentos aos munícipes e turistas. A nova unidade comportará tranquilamente a demanda de atendimentos do bairro e da Região do Trevo, que ainda abrange o Esmeralda, Ribeirópolis e Melvi.

Com base na invejável estrutura física e de equipamentos (com modernos aparelhos) existentes na UPA, além da ótima localização, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande optou pela desativação do Posto de Pronto Atendimento do Samambaia.

Inaugurada no último dia 30 de junho, a UPA beneficia mais de 70 mil pessoas. O funcionamento ocorre 24 horas, todos os dias, atendendo urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Entre os serviços a serem disponibilizados estão: raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Atenção primária - A Região do Trevo conta ainda com três unidades da unidade de saúde da família (Usafa), no Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Em breve os moradores do Esmeralda também terão uma Usafa, que beneficiará pelo menos 15 mil pessoas. Nesses espaços são realizados atendimentos da atenção primária, evitando assim procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Praia Grande figura na Baixada Santista como expoente no que se refere à Estratégia Saúde da Família (ESF), programa federal para gestão da atenção primária nos municípios, com 51 equipes multidisciplinares, distribuídas por unidades. A Cidade assegura 37% da ESF na Região, que tem 137 equipes espalhadas por oito cidades.