Atendimento na UPA é destaque na região
Unidade de saúde praiagrandense está localizada no Bairro Samambaia
Por Pedro Sbravatti | 27/8/2012

O atendimento em pequenas e médias urgências e emergências prestado à população de Praia Grande na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Doutor Charles Antunes Bechara”, no Bairro Samambaia, já funciona como referência também para as demais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Alguns municípios buscam informações com profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) sobre os serviços prestados para munícipes e turistas.
“Praia Grande passou a ser utilizada como referência para cidades vizinhas na área da saúde. Constantemente recebemos a visita de dirigentes de outros municípios em busca de informações dos serviços prestados e também da implantação de equipamentos. Isso é motivo de satisfação e motivação para seguirmos trabalhando”, comentou o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira.
A UPA registrou 10.231 atendimentos no primeiro mês de funcionamento. O novo equipamento de saúde de Praia Grande beneficia mais de 70 mil pessoas na Região do Trevo, que abrange ainda Esmeralda, Ribeirópolis e Melvi.
A UPA tem classificação Porte 3, projeto para cidades com 300 mil habitantes, conta com estrutura física e modernos aparelhos para até 700 atendimentos por dia. O funcionamento ocorre 24 horas, todos os dias, atendendo urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Entre os serviços disponibilizados estão: raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
A inauguração ocorreu no dia 30 de junho e os atendimentos a população tiveram início em 2 de julho. Desde o dia 25 do mês passado toda a demanda dos serviços prestados no Posto de Pronto Atendimento do Bairro Samambaia foram transferidos para a nova unidade.
As instalações do prédio onde funcionava o Posto de Pronto Atendimento do Samambaia passarão por uma reforma geral. Após os trabalhos necessários, o local abrigará um novo equipamento da Administração Pública, que oferecerá serviços à população.
Gestão - A gestão da UPA está a cargo da Organização Social Fundação do ABC, que já administra o Hospital Municipal Irmã Dulce e várias outras instituições hospitalares, incluindo duas UPAs, no Estado. O serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da organização. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado.
As obras para construção da unidade tiveram início em janeiro de 2011 e demandaram um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões. A maior parte dos recursos investidos foram do próprio Município.
Dados - A unidade fica na altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. Com um total de 2.190 metros quadrados de área construída, as dependências contam com uma recepção para até 78 lugares; duas salas de triagem para classificações de risco; sala de atendimento social; sete consultórios, incluindo um odontológico; salas de exames, curativos, coletas e suturas; salas de raio X e eletrocardiograma; salas de inalação e de imobilização para fraturas; salas de urgência e de observação (masculinos, femininos e pediátrica coletivos); dois quartos para pacientes de isolamento; e setores de diagnóstico terapêutico, apoio técnico e logístico e de pronto atendimento.
O prédio da UPA possui quatro entradas independentes com acessos para o setor de urgência (SAMU), recepção, acesso para funcionários e para serviços. Para o setor administrativo há vestiários, um refeitório, salas de plantonistas, salas de reuniões, além de um posto policial, mais a nova base do SAMU.
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde funciona também uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Atenção primária - A Região do Trevo conta ainda com três unidades da unidade de saúde da família (Usafa), no Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Em breve os moradores do Esmeralda também contarão com uma Usafa, que beneficiará pelo menos 15 mil pessoas. Nesses espaços são realizados atendimentos da atenção primária, evitando assim procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
Praia Grande figura na Baixada Santista como referência no que se refere à Estratégia Saúde da Família (ESF), programa federal para gestão da atenção primária nos municípios, com 51 equipes multidisciplinares, distribuídas por unidades. A Cidade assegura 37% da ESF na Região, que tem 137 equipes espalhadas por oito cidades.
BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da unidade, clicadas por Jairo Marques.
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“Praia Grande passou a ser utilizada como referência para cidades vizinhas na área da saúde. Constantemente recebemos a visita de dirigentes de outros municípios em busca de informações dos serviços prestados e também da implantação de equipamentos. Isso é motivo de satisfação e motivação para seguirmos trabalhando”, comentou o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira.
A UPA registrou 10.231 atendimentos no primeiro mês de funcionamento. O novo equipamento de saúde de Praia Grande beneficia mais de 70 mil pessoas na Região do Trevo, que abrange ainda Esmeralda, Ribeirópolis e Melvi.
A UPA tem classificação Porte 3, projeto para cidades com 300 mil habitantes, conta com estrutura física e modernos aparelhos para até 700 atendimentos por dia. O funcionamento ocorre 24 horas, todos os dias, atendendo urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Entre os serviços disponibilizados estão: raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
A inauguração ocorreu no dia 30 de junho e os atendimentos a população tiveram início em 2 de julho. Desde o dia 25 do mês passado toda a demanda dos serviços prestados no Posto de Pronto Atendimento do Bairro Samambaia foram transferidos para a nova unidade.
As instalações do prédio onde funcionava o Posto de Pronto Atendimento do Samambaia passarão por uma reforma geral. Após os trabalhos necessários, o local abrigará um novo equipamento da Administração Pública, que oferecerá serviços à população.
Gestão - A gestão da UPA está a cargo da Organização Social Fundação do ABC, que já administra o Hospital Municipal Irmã Dulce e várias outras instituições hospitalares, incluindo duas UPAs, no Estado. O serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e da organização. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado.
As obras para construção da unidade tiveram início em janeiro de 2011 e demandaram um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões. A maior parte dos recursos investidos foram do próprio Município.
Dados - A unidade fica na altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. Com um total de 2.190 metros quadrados de área construída, as dependências contam com uma recepção para até 78 lugares; duas salas de triagem para classificações de risco; sala de atendimento social; sete consultórios, incluindo um odontológico; salas de exames, curativos, coletas e suturas; salas de raio X e eletrocardiograma; salas de inalação e de imobilização para fraturas; salas de urgência e de observação (masculinos, femininos e pediátrica coletivos); dois quartos para pacientes de isolamento; e setores de diagnóstico terapêutico, apoio técnico e logístico e de pronto atendimento.
O prédio da UPA possui quatro entradas independentes com acessos para o setor de urgência (SAMU), recepção, acesso para funcionários e para serviços. Para o setor administrativo há vestiários, um refeitório, salas de plantonistas, salas de reuniões, além de um posto policial, mais a nova base do SAMU.
SAMU - O local fica estrategicamente à beira da rodovia, onde funciona também uma base avançada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O posto facilita o atendimento de eventuais acidentes, com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro), para atender, além de Praia Grande, ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Atenção primária - A Região do Trevo conta ainda com três unidades da unidade de saúde da família (Usafa), no Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Em breve os moradores do Esmeralda também contarão com uma Usafa, que beneficiará pelo menos 15 mil pessoas. Nesses espaços são realizados atendimentos da atenção primária, evitando assim procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
Praia Grande figura na Baixada Santista como referência no que se refere à Estratégia Saúde da Família (ESF), programa federal para gestão da atenção primária nos municípios, com 51 equipes multidisciplinares, distribuídas por unidades. A Cidade assegura 37% da ESF na Região, que tem 137 equipes espalhadas por oito cidades.
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