Novo Cemas inicia atividades dia 31

Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais será referência na região e um dos mais avançados centros de atendimento público da Baixada Santista

25/5/2004

O prefeito Alberto Mourão entregará à população, na próxima segunda-feira, dia 31, um dos mais avançados centros de atendimento médico e de referência regional em qualidade de serviços. O novo Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais de Praia Grande - Cemas, localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1491, no Bairro Guilhermina, será entregue em solenidade marcada para as 17h30.
O prédio, que tem quatro pavimentos e 2.850m² de área construída foi totalmente reformado. Segundo Luiz Fernando Lopes, secretário de Obras Públicas - Seop, o projeto procurou atender às especificações da Secretaria de Saúde - Sesap: "Foi preservada a estrutura, mas alteradas totalmente as divisões, de forma a adequar os espaços às necessidades de cada especialidade, adaptando-os inteiramente para receberem os diversos equipamentos e atenderem com conforto e eficiência ao munícipe", ressaltou.
Atualmente o Cemas funciona na Rua Guatemala, s/n, também no Guilhermina, mas em instalações que já não atendem mais às demandas. O novo Cemas não só funcionará num novo prédio, amplo e moderno, como também ampliará o leque de atendimentos de especialidades.
A OBRA – Os trabalhos iniciaram na fachada, que recebeu a instalação de brises (feitos de PVC de alta resistência, em tons de verde), “elemento que regulará a incidência de luz do sol no interior do imóvel, além de esteticamente valorizar a fachada”, segundo explicou Luís Fernando Félix de Paula, arquiteto da Divisão de Projetos Arquitetônicos da Seop e coordenador do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura (onde foi idealizado o projeto do Cemas). No térreo estarão localizados o hall de entrada e a recepção (286 m²), com capacidade para 155 pessoas, com balcões para primeiro atendimento (10 m²) e retorno (10 m²), salas de supervisor da unidade (21 m²); arquivo(21 m²) e telefonista.
Além destes setores, no térreo também será instalada a sala de Raio X (25 m²). Complementando o projeto do térreo, haverá banheiros públicos, inclusive adaptados para deficientes, e área de acesso de funcionários.
No 1º andar estará localizado o Centro de Diagnósticos Médicos (Cedim), com destaque para a ala de fisioterapia, com 225 m², que terá salas de eletromorfoterapia (subdividida em dez cabines para atendimento individual); cinesioterapia (exercícios físicos); hidroterapia e de avaliação. "Nesta ala será realizado também o tratamento com ondas curtas, sendo que a sala será especialmente preparada, recebendo grades metálicas, formando uma espécie de gaiola, para evitar a propagação das ondas", ressaltou Denise Costa Junqueira, arquiteta do Escritório de Projetos Especiais.
Ainda no 1º andar estarão localizados três salões de recepção (totalizando área de 150 m²) e também três salas de Ultrassom (21 m²), duas de eletrocardiograma (de 9 m² e 17 m²). Também de eletroencefalograma (14 m²), audiometria (23 m²), Colposcopia (26 m²), endoscopia (25 m²), enfermagem (8 m²), laudos (8 m²), atendimento (10 m²), almoxarifado, depósito de materiais de limpeza e banheiros públicos.
Além de 11 consultórios médicos para atendimento geral (com metragem entre 9,75 m² e 12,78 m²), a área de oftalmologia, que terá três salas (com 14 m² cada), ficará localizada no 2º andar, que contará também com sala de enfermagem (15 m²), curativo limpo e sujo (12,30 m² cada) e inalação (8 m²). O 2º andar terá também dois salões de espera (total de 200 m²), vestiário, depósito geral e de materiais de limpeza, banheiros públicos e área de expurgo.
O novo Cemas, que ocupará o prédio da Kennedy onde antes funcionava uma faculdade particular, também terá elevador com capacidade para transporte de macas e ainda um outro de carga, de pequenas dimensões, para transporte de lixo séptico.
CENTRO CIRÚRGICO – No 3º andar, o novo Cemas contará com um importante departamento: o centro cirúrgico para pequenas intervenções. Serão duas salas para pequenas cirurgias (de 36 m² cada), salas de assepsia médica (7 m²); espera exclusiva (13 m²); repouso pós- cirúrgico (40 m²) e sala de medicação (11 m²). Este andar terá também recepção (32 m²), sete consultórios médicos (de 10 m² a 22 m²) para atendimento geral, três de Otorrinolaringologista (12,5 m²) e lavanderia central, com áreas de rouparia, lavagem ( grossa e fina) e esterilização, totalizando 55 m².
"Um ponto importante de destaque é que todo o material utilizado, inclusive o lixo séptico, será enviado via elevador de carga, sem passar pela área interna ou corredores, o que significa menos riscos de contaminação do ambiente hospitalar", explicou o arquiteto Duarte Gil Gouveia da Silva Junior, do Escritório de Projetos Especiais.
O 4º andar do novo Cemas será voltado para os funcionários. Nele estarão localizados a copa (com 14 m²), refeitório (46 m²) e um terraço descoberto com 80 m².
ACABAMENTO - Além da reestruturação do sistema elétrico e hidráulico do prédio, será implantado o sistema de cabeamento estruturado (de fibra ótica) em todos os andares, de forma a que a unidade também faça parte do projeto Cidade Integrada e esteja totalmente informatizada, como já está sendo feito em toda a rede de Saúde.
Para realizar o acabamento interno do Cemas, serão utilizados diversos tipos de materiais, como granito, cerâmica PI5 (alto tráfego) e porcelanatos. No centro cirúrgico, área de fisioterapia e escadaria em geral o piso será do tipo vinílico de alta resistência. Já na pintura interna será utilizada tinta látex lavável hospitalar. A unidade de saúde terá também estacionamento, com 550 m², localizado na área posterior do imóvel, que será utilizado prioritariamente por ambulâncias, veículos de deficientes e de funcionários.
"A Administração Municipal tem uma preocupação especial e não vem medindo esforços, nem investimentos, para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Teremos em Praia Grande, com certeza, um centro de especialidades médicas público, senão o melhor, um dos melhores do Estado de São Paulo", enfatizou o prefeito Alberto Mourão.