Curso virtual de Libras tem inscritos de todo o País

Sistema da Secretaria de Educação permite acesso gratuito às lições

30/10/2012

Por Elaine Saraiva

Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não precisam mais sair de casa. Desenvolvido pela Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital da Secretaria de Educação (Seduc), o curso de Libras Online faz parte do projeto de Cursos Online, que conta também com aulas de informática básica e jogos educacionais. Criado em 2011, já teve 3.240 pessoas inscritas de diversas partes do País. Pelo modo presencial, realizado de 2005 a 2011, com aulas nas escolas municipais e na sede da Seduc, o curso de Libras formou quase 8.500 pessoas.

O chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital, Marcos Pastorello, ressalta que um dos fatores que influenciam a grande procura pelo curso de Libras está relacionado ao fato de ser disponibilizado, gratuitamente, na internet. "Quando falamos em educação, não podemos ficar restrito somente a um caminho. E quando há uma ferramenta como esta que derruba fronteiras, a procura é grande", afirmou.

De acordo com Pastorello, o curso desperta o interesse de pessoas de vários estados do País, como Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Os usuários realizam o curso, gostam e acabam indicando”, ressalta.

O chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão ainda comenta com orgulho o interesse dos Correios em utilizar o curso como ferramenta de capacitação para os funcionários. "Em setembro, recebemos um e-mail da Agência de Correios de Brasília solicitando permissão para utilizar a nosso curso para treinar todos os funcionários dos Correios do País", comemora.

Pastorello lembra que a iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre a Divisão de Educação Especial e a Coordenadoria de Programação de Inclusão Digital da Seduc. "A Divisão de Educação Especial nos procurou para desenvolver um curso relacionado a Libras. E esse foi um dos fatores que tornaram o projeto viável, pois, para fazer um curso como este, é necessário o auxílio de profissionais da área”.

A chefe da Divisão de Educação Especial, Márcia Duarte, ressalta que a ideia de criar um curso de Libras Online ocorreu devido à demanda do curso tradicional e também como forma de difundir a Libras rapidamente. "A demanda pelos cursos presenciais era muito alta, então vimos na internet uma maneira de ampliar o projeto, não somente quanto ao número de pessoas atendidas, mas também com relação ao conteúdo oferecido", afirmou.

O curso possui carga horária de 50 horas, sendo dividido em 30 módulos que compreendem o básico da língua de sinais. As aulas virtuais são compostas por videoaulas, ministradas por uma professora de Libras, além de exercícios. Ao término do curso, o usuário terá acesso ao certificado digital, caso tenha obtido um aproveitamento igual ou superior a 70%. Além disso, os alunos que tiverem dúvidas contam com uma Central de Atendimento no site do curso, por e-mail, telefone, Skype e também através das redes sociais Facebook, Orkut e Twitter.

Para se inscrever, os interessados devem se cadastrar no site www.cidadaopg.sp.gov.br/cursonline/alunos/cadastrar. Realizada a inscrição, o aluno deverá se matricular no curso online de Libras e terá 30 dias para finalizá-lo.
Os computadores utilizados pelos usuários deverão possuir alguns recursos específicos para o acesso ao curso e às videoaulas, como conexão com banda larga de 128 kbps ou superior, processador de 700 MHZ, 128MB de memória RAM, placa de vídeo de 32MB, Flash Player 8 ou superior, Internet Explorer 9, Mozilla Firefox 4, Google Chrome 7, ou versões superiores desses navegadores.

Informática - O projeto Cursos Online, criado em 2008, oferece também aulas de informática básica e jogos educacionais. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos de qualquer região do País – com exceção dos jogos educacionais que estão disponíveis apenas para professores da rede municipal.

Na área de informática, são oferecidos cursos de Introdução à Informática, Windows XP, Windows Movie Maker (para editar vídeos), Internet Explorer, BrOffice Writer (similar ao Word) e outros que ensinam a tratar fotos, produzir materiais gráficos, entre diversas funções.

Para realizar o cadastro, basta acessar o site www.cidadaopg.sp.gov.br/cursonline


FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook