Feira de Ciências é atração na escola Antônio Peres

Oficina de Xadrez, apresentação de fanfarra e exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram destaques da programação

14/11/2012

Por Giovana Brugnerotto

Cerca de 1.700 alunos estiveram envolvidos na feira de ciências, realizada na escola municipal Antônio Peres Ferreira, de Praia Grande, nesta quarta-feira (14). As atividades apresentadaspelos alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da Complementação Educacionalabrangeram todas as áreas de conhecimento e foram desenvolvidas, durante todo o ano, com o apoio dos professores.

Os trabalhos expostosforam bastante diversificados envolvendo todas as disciplinas. Em ciências, foi retratada a degradação do meio ambiente, com destaque para a importância da preservação da natureza. A cultura africana, o projeto de horta suspensa e a vida de Tarsila do Amaral se destacaram em Artes. Na disciplina língua portuguesa, o tema paz social contrapôs com a negatividade da violência.

Já a área de história inspirou os alunos a confeccionarem maquetes sobre o estudo das civilizações. Passando pela matemática, houve exposição de jogos produzidos a partir de materiais recicláveis.Os alunos de Complementação Educacional mostraram os seus conhecimentos, na área de química,por meio de vários experimentos.

Durante a programação, o público conferiu a apresentação da fanfarra da escola formada pelos próprios alunos. A feira contou também com uma oficina de xadrez realizada pelo grupo Xadrez na Escola, que despertou na comunidade o interesse em conhecer e aprender a jogar. Além disso, orientações sobre qualidade de vida, alimentação saudável, medições do IMC(Índice de Massa Corporal)e demonstrações de exercícios físicos fizeram parte das atividades na área de educação física.

De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida Cubilia, os objetivos foram alcançados e a equipe técnica ficou bastante satisfeita com a repercussão do evento. “Conseguimos envolver alunos, professores e comunidade, as apresentações das salas estavam excelentes, com trabalhos muito bem elaborados”, destaca.

Para a aluna Jaqueline Rocha, de 15 anos, que ficou como monitora na sala de atividade física e bem estar, o evento foi gratificante. “Além dos alunos e da equipe da escola, muitos pais visitaram a feira, foi muito legal”, relata.


FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook