Obras da nova sede do IML em ritmo acelerado

Por Alex Frutuoso | 12/7/2004

Estão adiantadas as obras da nova sede do Instituto Médico Legal (IML), que estão sendo feitas na Morada da Grande Planície (cemitério municipal), pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito – Sesptran. A construção do IML faz parte da nova Praça de Serviços Funerários, que será implantada no cemitério e vai centralizar todos os serviços burocráticos que as famílias são obrigadas a enfrentar ao sepultar um ente querido.
O Instituto Médico Legal (IML) hoje funciona na Vila Tupi. A mudança faz parte de uma das etapas de modernização do local, que ganhou amplo estacionamento, quatro velórios, capela e nova comunicação visual, além do processo em andamento, da informatização dos serviços, entre outras benfeitorias.
Com a centralização, a tendência, segundo o secretário de Serviços Públicos e Trânsito, Antonio Freire de Carvalho Filho é também o barateamento dos custos.
A nova sede do IML ocupará uma área de cerca de 200 m², contando com o estacionamento. Terá sala para cartório, administração, salas de exumação e outros espaços necessários ao trabalho do instituto. Orçada em R$ 250 mil, está sendo feita em parceria com a Osan, que é a concessionária dos serviços funerários da Cidade. O custo financeiro será arcado pela empresa.
Para Freire, a administração está contribuindo para “eliminar pequenos estresses que, juntos, são causadores de grandes problemas na vida das pessoas”. A iniciativa visa dar maior comodidade às famílias no momento de dor. “Hoje, quem perde um ente e tem que liberar o corpo no IML, que fica na Vila Tupi; deve entrar em contato com a empresa que explora os serviços funerários; tem que providenciar o transporte do corpo em carro próprio para o cemitério, que fica na Vila Antártica; providenciar a papelada no cartório, que fica no Bairro Boqueirão; passar pelos principais corredores de trânsito da Cidade e, muitas vezes, contar com favores para acompanhar o cortejo de carro, com motorista e combustível”.
Com a Praça de Serviços Funerários, todo esse trabalho não existirá mais: o corpo estará no IML, anexo ao cartório, às salas de velório e no local onde será feito o sepultamento. Uma próxima etapa da obra será a inclusão de piso e carneiros padronizados, área de estar e cobertura de polietileno nos corredores de passagem, para proteção contra sol ou chuva.