Operação desocupa área invadida em PG

Foram desmontados 20 barracos em áreas na V. Sônia e Mirim

Por Pedro Sbravatti | 27/3/2013

Uma operação da Prefeitura resultou na desocupação de duas áreas nos bairros Mirim e Vila Sônia, que eram utilizadas por usuários de drogas e também para a construção de moradias precárias. Na ação, realizada quarta-feira (27), foram desmontados 20 barracos e apreendidos cachimbos usados para o consumo de entorpecentes, além de facas. Nove usuários de drogas foram encaminhados para atendimento na Secretaria de Promoção Social (Sepros).

Além do serviço social, os trabalhos contaram com a ajuda das secretarias de Urbanismo de Praia Grande (Seurb), de Saúde Pública (Sesap), de Serviços Urbanos (Sesurb) e da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública do Município.

Segundo o secretário de Urbanismo, Arnaldo Amaral, o setor de Contenção de Invasões do Município está empenhado no combate à invasão em áreas públicas e de preservação ambiental. “A equipe tem mantido acompanhamento constante nas regiões de preservação e áreas que pertencem ao patrimônio público”, disse.

Para executar a ação, a Seurb contou com apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. No total, cerca de 40 profissionais participaram da ação. Foram utilizados seis veículos e um caminhão, que recolheu madeira, plásticos e lona, além de sofás, colchões, eletrodomésticos e outros materiais.

Calipal - O chefe de Seção de Contenção da Invasão da Seurb, Marcos Roberto de Macedo, fez um balanço positivo dos trabalhos. “Esse tipo de ação ocorreu por conta de uma denúncia da população. Vamos intensificar cada vez mais essas operações. A população se sente segura desta forma”, adiantou.

A área conhecida como Calipal, localizada entre os Bairros Vila Sônia e Antártica, recebeu atenção especial durante a operação. Os profissionais tiveram trabalho redobrado por conta da mata fechada. Os barracos desmontados estavam localizados no interior do terreno.
As pessoas detidas fazendo uso de entorpecentes foram encaminhadas, inicialmente, às unidades de acolhimento da Secretaria de Promoção Social (Sepros), onde terão condições de passar por procedimento de higiene e receberão alimentação.

Após o atendimento, passarão por avaliação no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). A unidade de saúde praia-grandense conta com uma equipe voltada para este tipo de tratamento, sendo composta por psiquiatra, médico clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de técnicos educacionais.

Os munícipes residentes próximos ao Calipal acompanharam atentamente o procedimento. A Prefeitura recebeu elogios por desenvolver vistorias no local. “Esse tipo de serviço prestado vai ao encontro com o que a população está esperando. Muitas pessoas buscam refúgio nessa mata e isso acaba gerando transtornos para os moradores”, comentou a dona de casa, Janice da Costa Pereira.

A operação chegou ao final em uma área conhecida popularmente como Piratas, no Bairro Mirim. A exemplo do que já havia ocorrido no Calipal, novos barracos feitos de madeira e plástico e lona foram desmontados. Profissionais da Sepros e da Sesap também ofereceram atendimento especializado para aos usuários que estavam na área.

De acordo com a chefe de especialidades médicas da Sesap, Vera Lúcia Bontempi, a medida faz parte do protocolo para o combate às drogas, mais especificamente contra o crack. “A Cidade participa de um programa federal ‘Crack, vencer é possível’. Essas pessoas que foram recolhidas terão a possibilidade de realizar um tratamento adequado”, afirmou.

Denúncia - Os munícipes podem denunciar as construções irregulares e invasões de áreas públicas e de preservação ambiental. Basta ligar para a Seurb pelos telefones 3496-2074 ou 3496-2296. A denúncia também pode ser feita por meio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. O telefone é 199 e funciona 24 horas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.