Secretarias definem organização de oficinas do Plano Diretor

Primeira discussão será dia 21 para os bairros Cidade da Criança e Solemar

Data de publicação: 6/5/2013

Secretários e representantes de todas as pastas da Prefeitura de Praia Grande realizaram, na manhã desta segunda-feira (6), mais uma reunião preparatória para as oficinas que vão resultar na revisão do Plano Diretor 2016-2025. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e supervisão da Secretaria de Governo, os trabalhos de discussão do futuro da Cidade começam dia 21 deste mês e se estendem até o final de 2014. O objetivo é definir metas, projetadas de acordo com as perspectivas de desenvolvimento de Praia Grande nas diversas áreas do Município.

O titular da Seplan, Luiz Fernando Lopes, explicou que a revisão ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. A primeira oficina acontece a partir das 18 horas, na Escola Municipal Cidade da Criança, abrangendo os bairros Cidade da Criança e Solemar.

Além da elaboração do Plano Diretor, as oficinas contemplam os planos setoriais como os de contingência de proteção e defesa civil, macro e micro drenagem, mobilidade urbana, saneamento básico, segurança, saúde, educação, assistência social, habitação e urbanismo.

Para Lopes, entre os desafios da Cidade no futuro está a mobilidade urbana. “O plano deve contemplar ações que visem atrair empregos, evitando que a população local seja obrigada a se deslocar para outros municípios”.

A secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo, destacou a importância da participação popular nas discussões. Ela considera que participar das oficinas é a melhor oportunidade que o morador tem de expressar o que deseja para seu município: “Basicamente, o plano deve definir a cidade que queremos”.

Ao lançar a Ordem de Serviço de revisão do Plano Diretor, no mês passado, o prefeito Alberto Mourão lembrou que o instrumento é de longo prazo, mas norteia os Planos Plurianuais e “permite definir as ações governamentais para os próximos anos, visando ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da Cidade e garantir qualidade de vida”.

Propostas - As oficinas começam às 18 horas, com o credenciamento dos participantes, seguindo-se abertura pelo prefeito, com apresentação de vídeo da Cidade. Em seguida, realizam-se reuniões temáticas em 12 salas. Ao final, serão definidas propostas que comporão futuramente a audiência pública geral do plano.

Confira o cronograma das oficinas:

Data - Local - Bairro atendido
21/05 - E.M Cidade da Criança - Cidade da Criança e Solemar
24/06 - E.M Drª Ana Mª B. B. Fernandes - Princesa, Flórida e Real
05/08 - E.M Mário Possani - Caiçara
19/08 - E.M Vila Mirim - Maracanã e Mirim
02/09 - E.M Lions Club Ocian - Ocian
16/09 - E.M José Padim Mouta - Tupi
07/10 - E.M Isabel Figueroa Bréfere - Aviação
21/10 - E..M Roberto Mário Santini - Guilhermina
04/11 - E.M Carlos Roberto Dias - Boqueirão
18/11 - E.M Estina Campi Baptista - Canto do Forte

2014*

Data - Local - Bairro atendido
03/02 - E.M Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03 - E.M Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04 - E.M Antonio Peres Ferreira -Vila Sônia
05/05 - E.M Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
16/06 - E.M Roberto Shoji - Caieiras
04/08 - E.M Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08 - E.M Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09 -E.M Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09 -E.M Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10 -E.M Wilson Guedes - Samambaia
03/11 -E.M Joaquim A. F Mourão - Melvi

* Sujeito a alteração conforme grade de aulas do próximo ano

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.