Plano Diretor tem nova discussão

Reunião definiu últimos detalhes da oficina

Data de publicação: 19/6/2013

Dezenas de funcionários envolvidos com a discussão do Plano Diretor 2016-2025 participaram de um encontro nesta quarta-feira (19), nas dependências da Secretaria de Educação (Seduc). A reunião, coordenada pelo secretário de Planejamento, Luiz Fernando Lopes, serviu para repassar as orientações finais sobre a organização da oficina que acontece no Bairro Real, na segunda-feira (24). O objetivo da oficina é ouvir as propostas da população para planejar as necessidades da Cidade nos próximos anos.

Todo o funcionamento da oficina foi colocado em pauta. Desta vez, os moradores dos bairros Princesa, Flórida e Real são convidados para irem até a Escola Municipal Drª Ana Maria Babete B. Fernandes (Avenida Presidente Kennedy, 17.100, Bairro Real), às 18 horas, para discutir os temas de interesse. Secretários ou representantes de 12 pastas apresentarão as atuais propostas e receberão sugestões.

A revisão ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública.

Ao final de cada oficina, será elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

Segundo a secretária de Governo e vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo, a importância da participação popular nas discussões é a melhor oportunidade que o morador tem de expressar o que deseja para seu município: “Basicamente, o plano deve definir a cidade que queremos”.

Além da elaboração do Plano Diretor, as oficinas contemplam os planos setoriais. Confira os temas propostos para a discussão e as respectivas pastas:

Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);

Revisão do Plano de Macro e Micro Drenagem (Secretaria de Obras Públicas – Seop);

Plano de Saneamento Básico (Secretaria de Planejamento – Seplan);

Plano de Mobilidade Urbana (Secretaria de Transporte – Setransp);

Revisão do Plano de Segurança (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);

Plano de Desenvolvimento Econômico (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho – Sedettra);

Plano de Meio Ambiente/ Arborização (Secretaria de Meio Ambiente – Sema);

Revisão do Plano de Educação (Secretaria de Educação – Seduc);

Revisão do Plano de Saúde (Secretaria de Saúde Pública – Sesap);

Plano de Assistência Social (Secretaria de Promoção Social – Sepros);

Plano de Habitação e Urbanismo (Secretaria de Habitação – Sehab);

Plano de Turismo, Esporte e Lazer (Secretaria de Esporte e Lazer – Seel).

Confira o cronograma das próximas oficinas:

Data - Local - Bairro atendido

24/06 - E.M Drª Ana Maria Babete B. Fernandes - Real

05/08 - E.M. Mário Possani - Caiçara

19/08 - E.M. Vila Mirim - Maracanã e Mirim

02/09 - E.M. Lions Club Ocian - Ocian

16/09 - E.M. José Padim Mouta - Tupi

07/10 - E.M. Isabel Figueroa Bréfere- Aviação

21/10 - E.M. Roberto Mário Santini - Guilhermina

04/11 - E.M. Carlos Roberto Dias - Boqueirão

18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte

2014*

Data - Local - Bairro atendido

03/02 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo

10/03 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica

07/04 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia

05/05 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude

16/06 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras

04/08 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina

18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim

08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis

22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda

11/10 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia

03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi

* Sujeito a alteração conforme grade de aulas do próximo ano.

Credenciamento – Para participar das oficinas os interessados precisam realizar o credenciamento momentos antes. É necessário apresentar documento original com foto e preencher um breve cadastro com telefone de contato ou e-mail e assinatura. Os participantes receberão crachás com a identificação da oficina escolhida e a sala onde ocorrerá a discussão. As salas têm capacidade limitada, no entanto, acomodam no mínimo 40 pessoas.

Primeira - Na reunião, ocorrida no Bairro Cidade da Criança, no dia 21 de maio, cerca de 6% dos 2.791 moradores dos Bairros Solemar e Cidade da Criança participaram da discussão da revisão do Plano Diretor de Praia Grande para o período de 2016-2025. No total, 54 propostas foram apresentadas pela população que participou dos 12 grupos de trabalho, divididos por temas como segurança, saúde, educação, mobilidade urbana e habitação.