Novo aparelho automatiza exames no Laboratório Municipal

Por Fabiana Augusta | 30/8/2004

O Laboratório Municipal de Praia Grande passou a contar, desde sexta-feira (27/8), com o mais novo equipamento para a automação de exames. Com o BT 3000, o prazo de entrega do resultado de exames laboratoriais cairá de oito para três dias úteis. O aparelho, de alta precisão, é capaz de analisar 570 exames por hora.
O equipamento realiza as análises de Bioquímica, ou seja, colesterol, glicose, triglicérides, uréia e mais outros 76 tipos de exames. Com a chegada do aparelho, das nove pessoas que trabalhavam com a Bioquímica, apenas duas vão ficar responsáveis pelo funcionamento do BT 3000. Os outros funcionários estão encarregados do mais novo serviço do laboratório, que são os exames de cultura em geral: urina, fezes, lesão, sangue, entre outros.
“Já nesta semana nós começaremos a fazer os exames de cultura”, informou a biomédica responsável pelo laboratório da Prefeitura, Cibele Picini Marciano. Ela explicou que, com essa automação, o serviço está ganhando mais qualidade e credibilidade. “O exame de Bioquímica era nosso ponto crítico por causa do volume, que varia entre 20 a 25 mil por mês”.
Para o secretário de Saúde, Eduardo Dall’Acqua, o atendimento do paciente com a análise dos exames oferece um alto índice de credibilidade. “Esse é o carro chefe da reversão do processo no sistema de Saúde. Antes, havia uma demora de quatro a cinco meses na entrega de um resultado. Hoje, em três dias úteis estaremos fornecendo o exame”, compara.
Exames - O laboratório conta com o serviço de análise de Hematologia (que está automatizado há cerca de um ano), Bioquímica, Parasitologia, Urina, Cultura, Preventivo, Teste do Pezinho e HIV. “O que precisava receber automação já está pronto. Os outros têm que ser todos manuais”, explica Cibele. Ela explica que Praia Grande é referência para o Litoral Sul no que se diz respeito ao exame confirmatório do HIV. “As pessoas de Mongaguá e Itanhaém vêm fazer o exame aqui com a gente”, salienta Cibele.
O secretário lembrou que, antes da inauguração do laboratório, que ocorreu em novembro de 2001, Praia Grande fornecia cerca de 5 mil exames ao mês.
Cibele completa dizendo que, com a construção de novas unidades básicas de Saúde (multiclínicas e usafas), o volume de exames vai crescendo: “No primeiro semestre de 2003 foram feitos 126.197 exames e, neste semestre, o número passou para 187.869 análises”, comparou a chefe do laboratório.
HOSPITAL - O Hospital Municipal de Praia Grande também realiza exames laboratoriais. No mês de julho, foram feitos 5.076 exames nos pacientes que estavam internados. Além desses, o laboratório também efetuou 763 análises dos pacientes que passam por consultas. Nesse mês, o hospital fez ainda o faturamento dos exames pedidos pelo PS Quietude, que somaram 707 análises.