Alteração de linhas de ônibus vai beneficiar Bairro Boqueirão
Por Tatiana Giulietti | 2/9/2004

Freqüentadores e comerciantes do Bairro Boqueirão, além de usuários que vêm dos bairros mais distantes e populosos da Cidade, serão os principais beneficiados com as alterações das linhas municipais que serão implantadas a partir do dia 10 deste mês, e com a criação de mais uma linha noturna. Trata-se dos prefixos 11 PR (Praia), 94 BF (Boqueirão – Forte) e a nova 002 CBS (Corujão Boqueirão Solemar).
A Linha 11 transporta centenas de moradores e trabalhadores do Bairro Solemar. A alteração será feita apenas no sentido do citado bairro até o Boqueirão. A partir do dia 10, ele não entra mais na Avenida Guilhermina e na Avenida Brasil. Em vez disso, ele continua pela praia (Avenida Castelo Branco) até o Boqueirão, e entra na Rua Pernambuco. Não haverá prejuízo nos trechos extintos já que os mesmos contam com várias linhas sobrepostas.
A alteração da Linha 94 BF é a seguinte: em vez de entrar na Rua Jaú, o ônibus continua a trafegar pela Avenida Costa e Silva e vai até a praia; entra na Rua Pernambuco e aí vira na Rua Jaú em direção ao Forte. No retorno dessa linha, não entra mais na Alameda Metropolitana e segue direto pela Rua Pernambuco.
As mudanças foram decididas esta semana em reunião do Secretário de Serviços Públicos e Trânsito – Sesptran, Antonio Freire de Carvalho Filho com o chefe do Departamento de Transporte, Claudenir de Barros Carneiro. Freire ressaltou que as mudanças permitirão um caminho mais curto para quem quer acessar o comércio da Avenida Costa e Silva: “Elas foram feitas para atender os usuários e comerciantes que se queixavam sobre a questão”, afirmou.
A criação de mais uma linha de ônibus, a 002 CBS, vai atender principalmente os moradores dos bairros Melvi, Samambaia, Trevo e Antártica. Atualmente os ônibus que servem a região no período noturno são os intermunicipais e a municipal 001 CBS. Além desses, que não sofrerão alteração, a nova linha é mais uma opção para quem precisa transitar à noite rumo ao Bairro Boqueirão.
ANTIGA REIVINDICAÇÃO – Freire alertou também para os estudos que vêm sendo feitos para que outra linha intermunicipal que sai de Praia Grande a Santos possa entrar na Avenida Conselheiro Nébias, onde existem muitas faculdades. “Muitos alunos que moram aqui estudam nestas unidades de ensino”. Apesar de a competência do trato dessas linhas não ser da alçada municipal, Freire lembrou que a atual Administração sempre se preocupou com estudantes e trabalhadores praiagrandenses que precisam do transporte para se locomover entre as cidades. E lembrou: “Há alguns anos, as únicas linhas intermunicipais que serviam a população entravam pelos canais 1 e 2 de Santos. Hoje, além destas antigas linhas e a da Ponta da Praia, os ônibus de Praia Grande a Santos entram na Avenida Ana Costa e no Canal 3”.
Ainda segundo Freire, essa antiga proposta será rediscutida em reunião marcada para a semana que vem entre a sua secretaria e representantes da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Freire e Claudenir ressaltaram ainda que vários itens sobre o transporte urbano estão sendo revistos pela Sesptran. A intervenção faz parte de uma primeira fase: “À medida que as obras da Avenida Brasil forem concluídas assim como a futura rotatória do local com a Avenida São Paulo, outras interferências vão ocorrer no sistema de transporte, sempre em benefício do usuário do sistema e do comércio local”.
A Linha 11 transporta centenas de moradores e trabalhadores do Bairro Solemar. A alteração será feita apenas no sentido do citado bairro até o Boqueirão. A partir do dia 10, ele não entra mais na Avenida Guilhermina e na Avenida Brasil. Em vez disso, ele continua pela praia (Avenida Castelo Branco) até o Boqueirão, e entra na Rua Pernambuco. Não haverá prejuízo nos trechos extintos já que os mesmos contam com várias linhas sobrepostas.
A alteração da Linha 94 BF é a seguinte: em vez de entrar na Rua Jaú, o ônibus continua a trafegar pela Avenida Costa e Silva e vai até a praia; entra na Rua Pernambuco e aí vira na Rua Jaú em direção ao Forte. No retorno dessa linha, não entra mais na Alameda Metropolitana e segue direto pela Rua Pernambuco.
As mudanças foram decididas esta semana em reunião do Secretário de Serviços Públicos e Trânsito – Sesptran, Antonio Freire de Carvalho Filho com o chefe do Departamento de Transporte, Claudenir de Barros Carneiro. Freire ressaltou que as mudanças permitirão um caminho mais curto para quem quer acessar o comércio da Avenida Costa e Silva: “Elas foram feitas para atender os usuários e comerciantes que se queixavam sobre a questão”, afirmou.
A criação de mais uma linha de ônibus, a 002 CBS, vai atender principalmente os moradores dos bairros Melvi, Samambaia, Trevo e Antártica. Atualmente os ônibus que servem a região no período noturno são os intermunicipais e a municipal 001 CBS. Além desses, que não sofrerão alteração, a nova linha é mais uma opção para quem precisa transitar à noite rumo ao Bairro Boqueirão.
ANTIGA REIVINDICAÇÃO – Freire alertou também para os estudos que vêm sendo feitos para que outra linha intermunicipal que sai de Praia Grande a Santos possa entrar na Avenida Conselheiro Nébias, onde existem muitas faculdades. “Muitos alunos que moram aqui estudam nestas unidades de ensino”. Apesar de a competência do trato dessas linhas não ser da alçada municipal, Freire lembrou que a atual Administração sempre se preocupou com estudantes e trabalhadores praiagrandenses que precisam do transporte para se locomover entre as cidades. E lembrou: “Há alguns anos, as únicas linhas intermunicipais que serviam a população entravam pelos canais 1 e 2 de Santos. Hoje, além destas antigas linhas e a da Ponta da Praia, os ônibus de Praia Grande a Santos entram na Avenida Ana Costa e no Canal 3”.
Ainda segundo Freire, essa antiga proposta será rediscutida em reunião marcada para a semana que vem entre a sua secretaria e representantes da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Freire e Claudenir ressaltaram ainda que vários itens sobre o transporte urbano estão sendo revistos pela Sesptran. A intervenção faz parte de uma primeira fase: “À medida que as obras da Avenida Brasil forem concluídas assim como a futura rotatória do local com a Avenida São Paulo, outras interferências vão ocorrer no sistema de transporte, sempre em benefício do usuário do sistema e do comércio local”.