Cão da GCM conquista ouro em torneio de Guarulhos

Antes de se aposentar, pastor Belga mostra habilidade em abordagem policial

Por Paola Vieira | 31/7/2013

Depois de oito anos dedicados à Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, Thor, o pastor belga integrante do canil da GCM se aposenta com chave de ouro. Ele conquistou nesta terça-feira (30), a primeira colocação no Torneio em Comemoração ao 5º Aniversário do Canil da GCM de Guarulhos e como troféu ganhou uma nova amiga: a cadela, ainda sem nome, da raça pastor belga de malinois, que integrará a corporação praia-grandense.

Thor e os Guardas Civis Municipais Flávio Alves da Silva e Leandro Medeiros Neris disputaram a categoria abordagem policial. O ex-treinador de Thor, o GCM Paulo José Vitório dos Santos, também fez questão de prestigiar a última missão do cão.

De acordo com o inspetor do canil da GCM, Wagner Geraldo da Silva, apesar da aposentadoria do cão de 9 anos de idade, ele continuará integrando o canil. “Thor está com sopro cardíaco, será afastado do trabalho policial, mas continua no canil. Ele fará apresentação show dog em escolas, por exemplo”, explicou o inspetor lembrando que a GCM participa de atividades sociais em unidades de ensino.

Thor disputou contra 17 equipes de diversas cidades do Brasil, levando a primeira colocação. Em segundo ficou Diadema (SP), Casimiro de Abreu (RJ) conquistou o terceiro lugar, seguido respectivamente de Guarulhos (SP) e São Caetano (SP).

De acordo com um de seus treinadores atuais, Leandro Medeiros Neris, foram dois meses de treinamento dedicados especialmente ao Torneio. “Foram treinos específicos de abordagem policial. O cão foi avaliado individualmente e depois os juízes analisaram o trio, cão e treinadores. Demos o nosso melhor e superamos os concorrentes”.

Emocionado, Vitório, que conduziu Thor por sete anos, desde que chegou ao canil, comemorou. “Fiquei feliz como se fosse um filho. É uma sensação de dever cumprido. Quando ele chegou ao canil, ainda filhote, tínhamos dúvidas se ele serviria para o trabalho e hoje vemos que valeu a pena tanta dedicação”.

Canil - Existente desde 2004, o canil da GCM foi instituído pela Lei Municipal nº 1.367/2007. O decreto nº 4268/07 estabelece princípios e normas disciplinadoras para organização e funcionamento do Canil, que tem como finalidade possibilitar a execução de atividades de promoção e complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações municipais, com o emprego técnico regulamentado de animais.

Atualmente possui 13 cães, a maioria proveniente de doação. Os animais são adestrados pelos próprios GCMs, que participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães).

Entre os serviços executados pelos animais estão o de patrulhamento preventivo de áreas comerciais, atividades sócio educacionais em escolas e instituições e apoio operacional da GCM e Defesa Civil.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.