Ouvidoria da Saúde aumenta número de atendimentos
Prefeito Alberto Mourão entregou ampliação do setor
Por Pedro Sbravatti | 13/8/2013

A média de atendimentos prestados a população pela Ouvidoria da Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, saltou neste ano de 400 para cerca de 650 por mês. Uma das explicações para o aumento é a ampliação do setor, entregue oficialmente pelo prefeito do Município, Alberto Mourão, nesta terça-feira (13). O novo espaço, localizado na Rua João de Souza, s/n°, Bairro Mirim (área no prédio da Sesap) conta com maior estrutura para o serviço.
O principal objetivo da Ouvidoria é aprimorar a qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde municipais. O setor recebe solicitações, dúvidas, sugestões, algumas reclamações e também elogios aos serviços desenvolvidos e profissionais que fazem parte da rede.
Durante a entrega, o prefeito destacou a importância dos trabalhos realizados no setor para construção de um sistema de saúde da Cidade com ainda mais qualidade. “Através de dados estatísticos gerados pela Ouvidoria, temos a possibilidade de potencializar os serviços e trabalhar com as demandas reprimidas. As informações dos munícipes mostram a realidade de cada bairro e facilitam o mapeamento para melhorarmos o atendimento”.
Mourão ressaltou ainda que outros projetos que buscam aprimorar a área da saúde estão em fase final de formatação e devem ser implantados em breve, como a Central de Acolhimento e os Conselhos dos Usuários. “A informatização de agendamentos e procedimentos também será fundamental. A Administração está criando cada vez mais instrumentos para democratizar o acesso para sociedade”.
Ampliação - Com a ampliação, o novo espaço passou a contar com sala de espera, salas específicas para atendimento aos munícipes, ambiente climatizado além de setor especial voltado aos funcionários. Ao longo dos últimos anos a Sesap desenvolveu ainda capacitações para os profissionais da área. A melhoria estrutural assegura o sigilo para as manifestações das pessoas. A Seção dispõe de uma equipe composta por 4 profissionais.
O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, afirmou que a Ouvidoria passa a ter um atendimento mais humanizado e privativo, o que beneficiará diretamente os munícipes. “Praia Grande tem a preocupação de adotar todas as diretrizes do Ministério da Saúde”.
O Município oferece este tipo de serviço desde 2007. Na oportunidade, o munícipe tinha como canal de comunicação o Serviço de Atendimento ao Usuário do Sistema Único de Saúde (SAU/SUS). As ações foram informatizadas, o que trouxe maior agilidade para o setor.
A Sesap respeita pedidos de anonimato, preservando a identidade do reclamante. Todos os casos são acompanhados individualmente. Diante de denúncias, o serviço pode propor apuração, investigação, instalação de processos administrativos ou outras providências aos setores competentes.
Os munícipes podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde das seguintes formas:
Presencial/ Correspondência – Secretaria de Saúde Pública (Rua João de Souza, s/n°, Bairro Mirim, CEP 11704-900), e-mail: atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br e telefone: 0800-7733020.
Elogio – Foi através da Ouvidoria da Saúde que um paciente atendido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) expressou toda a gratidão aos profissionais da unidade pelos serviços prestados, além do carinho e respeito no contato diário. A carta emocionou os integrantes do Caps.
A.P.F. (identidade do paciente será preservada) está realizando tratamento de reabilitação na unidade. Ele entregou a carta na Ouvidoria e o material foi encaminhado para o Caps. Nele, o paciente fez questão de elogiar todos os envolvidos nas etapas de seu tratamento, médicos, enfermeiros, o corpo técnico e dirigentes do Caps.
“Sou um alcoólatra e dependente químico em recuperação. Tenho honra de parabenizar pelo grande serviço que o Caps presta ao Município e a sociedade. Desejo eterna sabedoria e serenidade para sequência desse trabalho”, disse A.P.F..
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
O principal objetivo da Ouvidoria é aprimorar a qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde municipais. O setor recebe solicitações, dúvidas, sugestões, algumas reclamações e também elogios aos serviços desenvolvidos e profissionais que fazem parte da rede.
Durante a entrega, o prefeito destacou a importância dos trabalhos realizados no setor para construção de um sistema de saúde da Cidade com ainda mais qualidade. “Através de dados estatísticos gerados pela Ouvidoria, temos a possibilidade de potencializar os serviços e trabalhar com as demandas reprimidas. As informações dos munícipes mostram a realidade de cada bairro e facilitam o mapeamento para melhorarmos o atendimento”.
Mourão ressaltou ainda que outros projetos que buscam aprimorar a área da saúde estão em fase final de formatação e devem ser implantados em breve, como a Central de Acolhimento e os Conselhos dos Usuários. “A informatização de agendamentos e procedimentos também será fundamental. A Administração está criando cada vez mais instrumentos para democratizar o acesso para sociedade”.
Ampliação - Com a ampliação, o novo espaço passou a contar com sala de espera, salas específicas para atendimento aos munícipes, ambiente climatizado além de setor especial voltado aos funcionários. Ao longo dos últimos anos a Sesap desenvolveu ainda capacitações para os profissionais da área. A melhoria estrutural assegura o sigilo para as manifestações das pessoas. A Seção dispõe de uma equipe composta por 4 profissionais.
O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, afirmou que a Ouvidoria passa a ter um atendimento mais humanizado e privativo, o que beneficiará diretamente os munícipes. “Praia Grande tem a preocupação de adotar todas as diretrizes do Ministério da Saúde”.
O Município oferece este tipo de serviço desde 2007. Na oportunidade, o munícipe tinha como canal de comunicação o Serviço de Atendimento ao Usuário do Sistema Único de Saúde (SAU/SUS). As ações foram informatizadas, o que trouxe maior agilidade para o setor.
A Sesap respeita pedidos de anonimato, preservando a identidade do reclamante. Todos os casos são acompanhados individualmente. Diante de denúncias, o serviço pode propor apuração, investigação, instalação de processos administrativos ou outras providências aos setores competentes.
Os munícipes podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde das seguintes formas:
Presencial/ Correspondência – Secretaria de Saúde Pública (Rua João de Souza, s/n°, Bairro Mirim, CEP 11704-900), e-mail: atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br e telefone: 0800-7733020.
Elogio – Foi através da Ouvidoria da Saúde que um paciente atendido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) expressou toda a gratidão aos profissionais da unidade pelos serviços prestados, além do carinho e respeito no contato diário. A carta emocionou os integrantes do Caps.
A.P.F. (identidade do paciente será preservada) está realizando tratamento de reabilitação na unidade. Ele entregou a carta na Ouvidoria e o material foi encaminhado para o Caps. Nele, o paciente fez questão de elogiar todos os envolvidos nas etapas de seu tratamento, médicos, enfermeiros, o corpo técnico e dirigentes do Caps.
“Sou um alcoólatra e dependente químico em recuperação. Tenho honra de parabenizar pelo grande serviço que o Caps presta ao Município e a sociedade. Desejo eterna sabedoria e serenidade para sequência desse trabalho”, disse A.P.F..
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.