Projeto “Olhar Solidário” doa óculos a moradores carentes

Iniciativa ocorreu em parceria entre Fundo Social e uma rede de óticas

Por Luciano Agemiro | 18/9/2013

Cerca de 30 moradores de Praia Grande agora têm uma melhora significativa na qualidade de vida graças ao projeto “Olhar Solidário”. Na terça-feira (17) cada um recebeu óculos de grau novos, doados por meio de uma parceria entre a rede de óticas Dona Ótica e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande. A entrega ocorreu em uma loja da rede, em Santos, e contou com a presença do ator Dalton Vigh.

Antes da entrega, a expectativa era para saber se os óculos ficaram bons e também para conhecer o ator.

Para a dona de casa Adalgisa dos Santos, de 57 anos, os novos óculos vieram em boa hora. Ganhou dois pares. Um para um para enxergar de perto e outra para longe. Adalgisa não tinha condições de comprar as peças e por isso passava por dificuldades com as antigas lentes. “Foi uma ótima iniciativa. Pude escolher o modelo das armações, ver a que mais combinava com o meu rosto. Estou muito feliz”.

Já a dona de casa Thereza Morena Martin ficou bem feliz com os óculos que ganhou, mas ficou ainda mais feliz por ter ganhado das mãos do ator. “Ele é meu artista predileto, é muito bonito. Só o conhecia das novelas, mas pessoalmente é melhor ainda”, disse.

A representante do FSS Gisele Domingues destacou que a iniciativa da loja proporcionou uma grande mudança na vida dos moradores contemplados. “Esperamos que ações como essa possam tocar também o coração de outros empresários. Se cada um fizer um pouquinho poderemos melhorar a vida de todos”.

Vigh se mostrou muito satisfeito por estar presente na entrega dos óculos, e tratou de valorizar o trabalho realizado durante a campanha. “Quem teve a iniciativa de fazer as doações é que deve ser valorizado. Essas pessoas estão de parabéns. Estou muito feliz de participar de uma ação como essa”, ressaltou.

Iniciativa - Com mais de 40 anos como consultora ótica, a empresária Fátima Alves aproveitou o comércio para implantar uma promoção onde os clientes que levam uma armação usada ganham desconto. As armações entregues são reformadas e revertidas para pessoas carentes. Por meio dos laboratórios parceiros da empresária, foi possível conseguir lentes simples para colocar nestas armações.

De acordo com Fátima a ampliação da campanha para outros municípios permite que mais pessoas alcancem uma qualidade de vida digna. “Infelizmente é muito caro adquirir óculos de qualidade e algumas pessoas não têm condições de pagar. É muito, muito gratificante ver essas pessoas mudarem de vida”.

Ainda de acordo com a empresária, ela não faz questão de que o projeto seja exclusividade da rede. “Peço que outras óticas façam parcerias como nós fizemos, ajudem as pessoas, ampliem esse projeto tão bonito.”

Em Praia Grande, os pacientes foram atendidos pela rede pública de saúde e passaram por entrevistas com assistentes sociais, provando que não tinham condições de comprar os óculos. A economia para quem deixou de gastar com os óculos ficou em torno de R$ 250, 00. Para muitos este valor representa mais que um terço da renda da família.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.