Câmeras flagram trio após tentativa de roubo

Equipamentos têm alcance de até 800 metros, facilitando o monitoramento

Por Ludmila Pilipavicius | 11/10/2013

Uma câmera instalada na orla da praia foi fundamental na prisão de três rapazes no início da tarde de sexta-feira (11), no Guilhermina. Após tentar roubar a correntinha de uma mulher no calçadão da praia do Boqueirão, o trio foi monitorado até chegar à praia do Guilhermina, onde foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Conforme informações levantadas pela equipe que atendeu a ocorrência, a mulher foi abordada enquanto caminhava do Boqueirão em direção ao Forte quando os três acusados se aproximaram e um deles fez menção de estar armado, exigindo que entregasse a correntinha que levava no pescoço.

A mulher, entretanto, não entregou o acessório e continuou caminhando mais rápido. Ao chegar na praia do Forte, comunicou a equipe que estava de plantão na Guarda Costeira.

Imediatamente, a tentativa de roubo foi comunicada por rádio à Central de Operações (COPE), onde também funciona a Central de Videomonitoramento da GCM. As características dos três rapazes foram passadas e logo os operadores das câmeras começaram a monitorar o calçadão.

Poucos minutos depois, os três foram vistos caminhando sem levantar qualquer suspeita e entrando na parte arenosa. Eles se sentaram na areia e pareciam conversar. O que eles não imaginavam é que estavam sendo observados por uma câmera localizada no calçadão, a quase um quilômetro de onde estavam.

Enquanto isso, uma viatura já se dirigia para o local e no momento em que os três começam a deixar a praia, são surpreendidos pela equipe da Guarda Civil Municipal. A abordagem foi realizada ainda na faixa de areia, seguindo procedimento padrão.

Embora nada de ilícito tenha sido encontrado com os três rapazes, a vítima os reconheceu como sendo os mesmos que haviam ameaçado levar sua correntinha.

O inspetor da Central de Videomonitoramento, Alexandre Nascimento Silva explicou que 15 câmeras instaladas na orla da praia são do tipo Domo, ou seja, giram 360º e possuem zoom de até 800 metros. “Esse sistema possibilita esse tipo de ação. Mesmo que a pessoa tente despistar entrando na praia ou indo para uma direção totalmente diferente da que estava no momento da ação, é possível localizá-la”.

Ele lembra ainda que a rápida comunicação dos fatos também é fundamental para que seja possível localizar um suspeito ou mesmo para o atendimento de uma ocorrência como um acidente de trânsito, por exemplo. Em casos assim a orientação é que a pessoa ligue para o telefone 199, da Guarda Civil Municipal.

Implantado em 2002, o sistema de Videomonitoramento de Praia Grande já registrou mais de 20 mil ocorrências, com mais de 1.500 prisões em flagrante. Atualmente, existem 1.530 câmeras em pontos estratégicos, entre eles prédios municipais, centros comercias, avenidas e orla da praia e a intenção do prefeito Alberto Mourão é ampliar e modernizar o sistema inclusive com a implantação de câmeras inteligentes que identificam rostos e placas de veículos.