Nova sala de emergência do PS Central será inaugurada na quinta
Entrega do novo setor ocorrerá às 17 horas
Por Pedro Sbravatti | 19/11/2013

Praia Grande inaugura nesta quinta-feira (21), às 17 horas, a nova sala de emergência do Pronto-Socorro Central, localizado no Bairro Boqueirão. A entrega do setor é mais uma das ações do projeto de modernização dos equipamentos da área da Saúde, visando assim oferecer ainda mais qualidade nos serviços prestados aos munícipes.
Anexo ao Hospital Municipal Irmã Dulce, o PS Central faz parte do Complexo de Saúde Irmã Dulce. A Fundação do ABC, a FUABC, é a responsável pelo gerenciamento das unidades. A obra foi executada com recursos municipais repassados no contrato de gestão entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a entidade.
Segundo o titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, a nova emergência da unidade reforça a estrutura que a Cidade dispõe para atendimentos de urgência e emergência. “A Administração Municipal tem como uma de suas principais metas oferecer melhor atendimento possível na área da saúde”.
A nova sala de emergência do PS Central foi totalmente remodelada com a ampliação do espaço destinado ao atendimento do setor, contará com maior número de leitos, além do isolamento. O projeto ainda contemplou a equipe técnica, que passou a contar com estrutura moderna e confortável. Outro destaque diz respeito à localização estratégica do posto de enfermagem. Toda a parte de infraestrutura foi refeita, bem como as instalações hidráulicas e elétricas, sistema de tubulação de gases e climatização do ambiente.
A obra exigiu modificações para não interromper os serviços médicos. A sala de emergência teve de ser provisoriamente deslocada para outro espaço ao lado do repouso, que foi adaptado e recebeu recursos para atendimento aos pacientes graves em urgência e emergência. A entrada de ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mudou para o estacionamento de funcionários da unidade, que teve de ser desativado. O acesso dos pacientes graves, na parte interna, foi deslocado para um corredor alternativo. Por conta dessas alterações, a gerência administrativa contou com a compreensão por parte dos usuários até o encerramento dos trabalhos.
Dados – A unidade encerrou 2012 com 237.196 atendimentos. Somente durante o período das festas do final do ano passado, o equipamento registrou mais de 6 mil serviços prestados para munícipes e turistas.
Mudanças – O PS Central atravessou uma complexa reestruturação desde que teve sua gestão assumida pela FUABC, em abril de 2011. A fase inicial compreendeu nova recepção e área de espera, com Ouvidoria e espaço lúdico para crianças; climatização do ambiente, com cortina de ar na porta de entrada; reparos elétricos e hidráulicos; pintura e manutenção.
Para priorizar os casos mais graves que chegam pela recepção, a unidade passou a atender pelo sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Após escuta e checagem dos sinais vitais, a enfermagem sinaliza aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes: vermelho para emergências (que necessitam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não urgentes (podem aguardar um tempo maior); e azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). Casos mais graves, em que há risco de complicações e morte, são atendidos primeiro. O atendimento aos pacientes que chegam à sala de emergência pelo SAMU é imediato. Os demais casos, como os ambulatoriais, precisam aguardar.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
Anexo ao Hospital Municipal Irmã Dulce, o PS Central faz parte do Complexo de Saúde Irmã Dulce. A Fundação do ABC, a FUABC, é a responsável pelo gerenciamento das unidades. A obra foi executada com recursos municipais repassados no contrato de gestão entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a entidade.
Segundo o titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, a nova emergência da unidade reforça a estrutura que a Cidade dispõe para atendimentos de urgência e emergência. “A Administração Municipal tem como uma de suas principais metas oferecer melhor atendimento possível na área da saúde”.
A nova sala de emergência do PS Central foi totalmente remodelada com a ampliação do espaço destinado ao atendimento do setor, contará com maior número de leitos, além do isolamento. O projeto ainda contemplou a equipe técnica, que passou a contar com estrutura moderna e confortável. Outro destaque diz respeito à localização estratégica do posto de enfermagem. Toda a parte de infraestrutura foi refeita, bem como as instalações hidráulicas e elétricas, sistema de tubulação de gases e climatização do ambiente.
A obra exigiu modificações para não interromper os serviços médicos. A sala de emergência teve de ser provisoriamente deslocada para outro espaço ao lado do repouso, que foi adaptado e recebeu recursos para atendimento aos pacientes graves em urgência e emergência. A entrada de ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mudou para o estacionamento de funcionários da unidade, que teve de ser desativado. O acesso dos pacientes graves, na parte interna, foi deslocado para um corredor alternativo. Por conta dessas alterações, a gerência administrativa contou com a compreensão por parte dos usuários até o encerramento dos trabalhos.
Dados – A unidade encerrou 2012 com 237.196 atendimentos. Somente durante o período das festas do final do ano passado, o equipamento registrou mais de 6 mil serviços prestados para munícipes e turistas.
Mudanças – O PS Central atravessou uma complexa reestruturação desde que teve sua gestão assumida pela FUABC, em abril de 2011. A fase inicial compreendeu nova recepção e área de espera, com Ouvidoria e espaço lúdico para crianças; climatização do ambiente, com cortina de ar na porta de entrada; reparos elétricos e hidráulicos; pintura e manutenção.
Para priorizar os casos mais graves que chegam pela recepção, a unidade passou a atender pelo sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Após escuta e checagem dos sinais vitais, a enfermagem sinaliza aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes: vermelho para emergências (que necessitam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não urgentes (podem aguardar um tempo maior); e azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). Casos mais graves, em que há risco de complicações e morte, são atendidos primeiro. O atendimento aos pacientes que chegam à sala de emergência pelo SAMU é imediato. Os demais casos, como os ambulatoriais, precisam aguardar.
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