Primeira fase dos Festejos de Iemanjá acontece dias 7 e 8

Evento será realizado na faixa de areia entre os Bairros Ocian e Maracanã

Por Jaqueline de Marco | 2/12/2013

A primeira fase da edição 2013 dos Festejos de Iemanjá, em Praia Grande, será realizada no sábado (7) e domingo (8), na faixa de areia entre os Bairros Ocian e Maracanã. No primeiro dia de evento, a partir das 21 horas, está programada uma solenidade de abertura organizada por associações e templos de diversos locais do Estado, com a participação de religiosos e simpatizantes dos ensinamentos da rainha do mar. A segunda etapa dos festejos acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro.

Os tradicionais festejos acontecem na Cidade há cerca de 40 anos e são organizados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) e realizados por adeptos dos Cultos de Matrizes Africanas, Espíritas, Espiritualistas e Umbandistas, assim como demais fiéis e simpatizantes de Iemanjá. No total, mais de 400 ônibus transportando participantes de diversos locais do Estado estão inscritos junto à Sectur para participar do evento.

O presidente da Associação Brasileira dos Templos de Umbanda e Candomblé (Abratu), Pai Guimarães de Ogum, afirmou que eventos como este fortalecem a religião. “Além disso, ajuda a difundir nossos princípios e acabar com o preconceito que, infelizmente, ainda existe”. Pai Guimarães ainda elogiou a organização da Prefeitura no evento. “Participo dos festejos em Praia Grande há mais de 30 anos e todos os anos a Prefeitura se supera em organização”, afirmou.

De acordo com o presidente do Supremo Órgão de Umbanda e Candomblé dos Filhos de Tupinambá, Reinaldo dos Santos Tupinambá, que há 37 anos participa dos festejos em Praia Grande, a data é uma das mais importantes para a religião. “Iemanjá é a nossa mãe, nossa rainha, por isso não medimos esforços para homenageá-la. Tenho certeza que a celebração deste ano será muito bonita e organizada”.

Organização - Para a edição 2013 dos Festejos serão adotados os mesmos parâmetros de distribuição de área das edições passadas, ou seja, as entidades contarão com o mesmo espaço na faixa de areia, que terá aproximadamente 3,5 km reservados para o evento. A área de Tradição Histórica, constituída por instituições com comprovada representatividade histórica nos festejos, assim como no ano anterior, será mantida no trecho entre as Ruas Afonso Chaves e Vinte e Três de Maio.

A PM instalará sua Base Móvel no calçadão da praia do Bairro Mirim, na altura da Avenida 31 de Março. No mesmo local, uma ambulância do SAMU ficará à disposição para atender os participantes dos festejos e conselheiras tutelares auxiliarão possíveis crianças perdidas de seus responsáveis.

O local do evento receberá ainda placas indicativas de áreas das entidades na faixa de areia, faixas de acessos e informações sobre bloqueios de trânsito. E ao longo do trecho reservado às manifestações, a Sectur instalará mais de 50 banheiros químicos que ficarão à disposição dos participantes.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.