Professores expõem experiências de alfabetização em Seminário

Expositores são participantes do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização

Por Priscila Sellis | 5/12/2013

Foto Indisponivel

Cerca de 400 professores de 1º, 2º e 3º ano de Ensino Fundamental se reúnem na próxima segunda-feira (9) para o Seminário de Alfabetização na Perspectiva do PNAIC na Rede Municipal de Praia Grande. A sigla PNAIC refere-se ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, programa do governo federal aderido pelo município. Ao longo deste ano, 301 professores fizeram o curso promovido pelo PNAIC e, no seminário, vão expor um pouco dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano a partir dos conteúdos abordados.

De acordo com a chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira, diversos professores cursistas vão “mostrar o que aplicaram em sala de aula a partir dos conteúdos abordados do curso”. Na sequência, as orientadoras de estudos do curso do PNAIC, que também atuam como assistentes técnicas pedagógicas (ATPs), explanarão sobre os resultados do curso, cuja primeira etapa se encerra neste fim de ano, mas que terá continuidade no próximo ano, com conteúdo diferenciado.

O objetivo do evento, segundo Marilena, é apresentar oficialmente os resultados do trabalho e incentivar os professores à darem continuidade na formação, além de estimular a minoria de docentes que não aderiram ao curso à participarem da 2ª etapa da formação no próximo ano.

A secretária de Educação, Sandra Galvão, enfatizou que a formação do PNAIC complementa o trabalho que já acontece na rede municipal desde que foram reestruturados os Parâmetros Essenciais baseados nos Descritores da Prova Brasil, quando então a pasta passou a determinar a alfabetização como prioridade absoluta. “Essa formação veio somar e dar suporte a um trabalho já em andamento”, ressaltou a secretária, frisando ainda que os Parâmetros utilizados na rede de Praia Grande exigem que o aluno esteja alfabetizado aos 7 anos de idade, prazo ainda menor que o estipulado pelo PNAIC, que é de 8 anos. “Nos últimos anos, nossos professores têm recebido capacitações no sentido de atingir essa meta e o curso do PNAIC veio acrescentar forças à nossa proposta”.

Programa - O Pacto Nacional tem como meta a alfabetização de todos os alunos até no máximo oito anos de idade, conforme determinado pelo Compromisso Todos pela Educação. A iniciativa concede incentivo de R$200,00 mensais aos professores efetivos da 1ª, 2ª e 3ª séries, que fizerem a formação proporcionada pelo Pacto. A rede municipal de ensino conta com cerca de 400 classes destas séries. Destes, 301 fizeram o curso. Focado em estratégias de alfabetização, o curso tem carga horária de 120 horas anuais e está sendo realizado pelo período de dois anos (2013 e 2014), com encontros quinzenais. As aulas são conduzidas por 14 orientadoras de estudo, que também atuam na rede como assistentes técnicas pedagógicas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo:
PG Notícias (www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias)
Facebook (http://facebook.com/prefeiturapg)
Site da Rádio do Paço (http://radio.praiagrande.sp.gov.br)
Banco de Imagens (http://fotos.praiagrande.sp.gov.br)