Escola do Bairro Caiçara homenageia ex-vereador Felipão

Nova unidade de ensino atenderá alunos do 6º ao 9º ano

Por Daniel Elias | 14/1/2014

Manter os alunos em escolas municipais do 6° ano em diante. Com esse objetivo, o prefeito Alberto Pereira Mourão e a secretária de Educação (Seduc) Sandra Galvão fizeram o Lançamento da Pedra Fundamental da Nova Unidade de Educação de Ensino Fundamental, no Bairro Caiçara. A construção da EM Felipe Avelino Moraes será em homenagem ao ex-vereador Felipão. A solenidade ocorreu segunda-feira (13), na Rua Dino Tognini, próximo da Praça Nossa Senhora de Fátima.

Para construir a unidade, a Prefeitura de Praia Grande deve investir cerca de R$ 7 milhões. A escola, que tem previsão de entrega o final deste ano, atenderá 1.230 alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. O novo equipamento permitirá à Secretaria de Educação (Seduc) receber os estudantes que seriam matriculados nas escolas de ensino público estadual.

“Era um anseio antigo dos pais de alunos da EM Mário Possani, pois nos pediam para ampliar a escola só para atendê-los”, lembrou o prefeito Alberto Mourão. “E isso nos deixa lisonjeado porque confirma que estamos no caminho certo, mostrando que o ensino oferecido pela Secretaria de Educação é de qualidade, a tal ponto de eles não quererem tirar seus filhos”.

Para Mourão, proporcionar aos alunos um espaço adequado e agradável de permanecer, sem grades de proteção, janelas e carteiras quebradas, mato crescendo no pátio da escola e quadra poliesportiva em bom estado, facilita na formação e desenvolvimento de um novo cidadão. “Isso porque, como nós sabemos, o homem é um produto do meio em que ele vive. Então se disponibilizamos isso dentro da escola, o aluno terá uma visão de organização também quando passar pelo portão e estiver na sociedade”, defendeu.

Com relação ao nome do patrono da nova unidade de ensino, o chefe do Executivo explicou que “quando soubemos do falecimento do ex-vereador Felipão estávamos no período de escolha dos homenageados. Por coincidência, a unidade que faltava ser nomeada era essa do Bairro Caiçara, comunidade que Felipão escolheu para morar e defender, durante a sua militância política”, ressaltou.

Durante a solenidade, que marcou o início das obras da EM Felipe Avelino Moraes, Alberto Mourão fez o anuncio de outras melhorias para a comunidade. “A Prefeitura de Praia Grande fará a construção de um novo prédio para receber a nova Unidade de Saúde da Família, do Bairro Caiçara, assim como a cobertura da quadra poliesportiva do Conviver Caiçara”.

Para a secretária, Sandra Galvão, a Educação do Município tem passado por grandes desafios nos últimos anos. “Hoje temos o desafio de colocar os jovens nas escolas, com o intuito de trabalhar não apenas a formação acadêmica, mas garantir a integridade física e, principalmente, formar o aluno cidadão. Pois eles serão o futuro na nossa Cidade”, finalizou.

Progresso - A nova unidade de ensino será construída em terreno com 1.593 metros quadrados de extensão. O equipamento seguirá o mesmo projeto arquitetônico das demais escolas de ensino público municipal, com câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

A escola contará com 2.948 metros quadrados de área construídas, divididos em dois pavimentos, onde ficarão distribuídos: 16 salas de aula, 2 de múltiplo uso e 1 para material esportivo; biblioteca; pátio com refeitório e palco e quadra poliesportiva (ambos cobertos); e seis banheiros adaptados para alunos com deficiência.

A parte estrutural terá ainda, no setor administrativo: secretaria, diretoria, sala dos professores, arquivo morto, almoxarifado, copa e banheiros. Já na parte de serviços terá: cozinha, área de serviços, despensa e sanitários.

Crescimento - A construção da nova unidade está inserida no programa Avança PG, lançado pelo prefeito Alberto Mourão, no início de novembro de 2013. Trata-se de uma série de ações que a Prefeitura de Praia Grande tomará nos próximos três anos, que prometem alavancar a economia da Cidade e a qualidade de vida dos moradores.

O programa Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”. No Cidade Educação está prevista a construção de 17 novas escolas (duas no Bairro Vila Sônia, três no Aviação, duas no Ocian, uma no Mirim, duas no Maracanã, uma no Caiçara, uma no Samambaia, uma no Melvi e duas no Ribeirópolis).

Será realizada a ampliação das seguintes escolas municipais: Maria dos Remédios, Manoel Nascimento Junior, Natale de Lucca, Newton de Almeida Castro, Dorivaldo Fracisco Loria, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Antonio Peres Ferreira (incluindo o Centro Sócio-Terapêutico).

Também serão ampliadas as sedes: da Complementação Educacional Antônio Peres Ferreira e os pólos de atividades de praia (surfe), nos bairros Canto do Forte e Ocian. Além disso, mais sete escolas passarão a contar com bibliotecas. Por fim, está prevista a entrega de 3.640 tablets, beneficiando cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.