Defesa Civil alerta para os riscos das tempestades no verão

Faixas informativas serão colocadas próximo à praia em vários bairros

Por Ludmila Pilipavicius | 16/1/2014

Verão é tempo de praia e sol. Entretanto, a combinação pode ser perigosa quando o clima vira e caem as típicas tempestades de verão. Para orientar moradores e turistas, a Defesa Civil de Praia Grande vai distribuir faixas informativas em toda a extensão da orla da praia alertando sobre os riscos de ficar na praia nessas condições.

Nas últimas semanas, fortes chuvas atingiram a região causando transtornos e até a morte de uma mulher, que foi atingida por um raio quando entrava no mar, no Guarujá. Parte do material que será usado em Praia Grande tem justamente o objetivo de chamar a atenção dos banhistas para que saiam da praia em caso de fortes chuvas e tempestades.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Credídio, 15 faixas com os dizeres “Chuva, raio, trovoada... Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar” serão colocadas em pontos estratégicos da orla da praia, entre o Forte e a divisa com Mongaguá. “Muitas pessoas não sabem do risco que correm ficando no mar. Informação nunca é demais”, alerta o coordenador.

Ele explicou que o material deve ser colocado em postes da avenida da praia nos próximos dias.

Além das faixas, a Defesa Civil distribuirá panfletos com informações sobre como agir em situações de alagamentos, deslizamentos, afogamentos e tempestades. O trabalho será realizado em parceria com a subsecretaria de Ação e Cidadania de Praia Grande.

A intenção, conforme ressaltou Credídio, é aproveitar o trabalho que já é desenvolvido pelas equipes da subsecretaria de modo a facilitar o acesso às informações. “São 9 mil panfletos que serão distribuídos nas associações de bairros e diretamente com as comunidades”.

Para o subsecretário de ação e Cidadania, Anderson Mendes, o maior objetivo desta ação é integrar a sociedade ao trabalho da Defesa Civil, visando a prevenção de ocorrências graves. “Quem está nos bairros sabe exatamente as peculiaridades do lugar, das pessoas e como agir”.

Segundo Mendes, as equipes da subsecretaria já estão com os panfletos, que devem começar a ser entregues na próxima semana nas associações de bairros, ONGs, igrejas e alguns comércios.

Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil é 199.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.