Defesa Civil alerta para riscos das tempestades

O intenso calor pode trazer também fortes chuvas com raios

Data de publicação: 10/2/2014

Com as altas temperaturas registradas nas últimas semanas e a consequente expectativa de fortes chuvas, típicas do verão, a Defesa Civil de Praia Grande alerta banhistas e freqüentadores das praias da Cidade sobre os riscos das tempestades e de permanecer em locais abertos nessas condições climáticas.

Para orientar moradores e turistas, faixas informativas foram instaladas em toda a extensão da orla da praia entre o Forte e a divisa com Mongaguá com os dizeres “Chuva, raio, trovoada... Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar”.

O coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Credídio, lembrou do caso recente em que uma turista foi atingida por uma descarga elétrica em uma praia do Guarujá. “Muitas pessoas não sabem do risco que correm ficando no mar ou pensam que nunca vai acontecer com elas. Informação nunca é demais”, alerta o coordenador.

A Defesa Civil alerta ainda que na impossibilidade de sair da praia ou se abrigar em local coberto e seguro, a pessoa deve ficar agachada, com os pés juntos, até a tempestade passar, e não deve se deitar no chão. Outras dicas são: manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, etc e afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.

Além das faixas, a Defesa Civil da Cidade está distribuindo 9 mil panfletos com informações sobre como agir em situações de alagamentos, deslizamentos, afogamentos e tempestades.

O trabalho está sendo realizado em parceria com a subsecretaria de Ação e Cidadania de Praia Grande, aproveitando o trabalho que já é desenvolvido pelas equipes da subsecretaria de modo a facilitar o acesso às informações.
Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil é 199.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.