Praia Grande inicia mutirões nas especialidades médicas neste sábado

Atendimentos serão realizados no Cemas

Por Pedro Sbravatti | 14/3/2014

A primeira etapa dos mutirões de consultas e exames nas especialidades médicas em Praia Grande ocorre neste sábado (15), a partir das 8 horas, no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), que está localizada na Avenida Presidente Kennedy, 1491, bairro Guilhermina. Cerca de 500 pacientes estão agendados para os atendimentos de ortopedia e endocrinologia.

A medida adotada busca equacionar as demandas reprimidas, zerando as filas de espera e agilizando, assim, os atendimentos do setor. A ação é considerada fundamental pela Administração Municipal na área da Saúde e beneficiará diretamente a população. O cronograma dos próximos mutirões está sendo definido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e será divulgado nos próximos dias.

O prefeito da Cidade, Alberto Mourão, ressaltou que o desenvolvimento dos mutirões atende uma solicitação dos munícipes. “Praia Grande segue adotando medidas para reduzir o tempo de espera para consulta nas especialidades médicas. A meta é atingir a margem de 25 a 30 dias, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vamos zerar as filas de espera e teremos essa condição. Quero dizer que entendo e sou solidário com a ansiedade da população. A pessoa está esperando e doente. Tenho esse mesmo sentimento e trabalho para resolver esses problemas. Infelizmente, existem questões burocráticas que temos que superar”.

Desde o início de 2013, o Município trabalha para aumentar a quantidade de consultas e procedimentos realizados pelos profissionais do Cemas. Destaque para o remanejamento dos atendimentos e o realinhamento da produtividade na unidade.

“Conseguimos parte da solução: que os médicos voltassem a fazer as consultas mínimas dentro da média da OMS. Havia médico produzindo 50 consultas por mês, quando de acordo com a instituição, a média era de 300 consultas. Renegociamos esse processo e, com isso, estacionamos a fila de espera. O dia a dia é suprido com a capacidade produtiva que a Cidade conta. Por este motivo, os mutirões foram organizados, para atingir a demanda reprimida”, explicou o prefeito.

O chefe do Executivo afirmou ainda que tentou junto ao Governo do Estado a ampliação do atendimento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “Não foi possível porque o Estado disse não ter condições de contratar esses procedimentos mesmo devendo essa obrigação para Cidade, já que cedemos um moderno prédio. No futuro, buscaremos novamente esta alternativa, que seria fundamental para solução de algumas questões”.

Para receber o atendimento de um especialista no Cemas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral, que avalia a necessidade de uma consulta no Cemas. Se for necessário, a própria unidade se encarrega de agendar data junto ao Centro. Depois, comunica ao paciente, que se dirige ao local com as informações do diagnóstico e exames preliminares, agilizando o serviço.

Cerca de 8 mil consultas são realizadas por mês no Cemas, nas 22 especialidades de exames e médicas, já descontando os quase 40% de faltas (absentismo). O Centro conta ainda com exames de endoscopia, raios-X de tórax, comum e de preparo operatório, além de realizar exames de ultrassom gestacional, transvaginal, abdome e outros.

“Precisamos do apoio da população neste processo. A Cidade possui um alto índice de faltas nas consultas marcadas, em todas as áreas. Isso é um desperdício de recursos e também de uma oportunidade para quem realmente precisa. Esse tipo de postura deve mudar”, comentou Mourão.

O secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago, enalteceu o empenho da Administração Municipal em reforçar todos os setores da Sesap. “Com o investimento realizado na atenção básica, daremos um salto de qualidade e também no número total de consultas. Por conta disso, as especialidades receberão reforço para comportarem a demanda que será criada na sequência. A Cidade está trabalhando de acordo com planejamento definido para a área”.

AME – Em agosto do ano passado, o secretário de Saúde Pública encaminhou um documento à direção do AME solicitando o aumento no número de vagas oferecidas mensalmente para a população. Após o contato, a unidade do Governo do Estado passou a realizar atendimentos aos sábados. A medida teve início em outubro.

O AME de Praia Grande está localizado na Rua Valter José Alves, n°485, Bairro Mirim. O horário de funcionamento aos sábados ocorre das 8 às 16 horas. De acordo com a direção da unidade, estão sendo realizadas consultas em especialidades como cardiologia, ortopedia e oftalmologia, além de exames de várias patologias.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.