Moradores do Vila Sônia tiram dúvidas sobre violência infantil

Encontro foi coordenado por conselheiras tutelares e incluiu informações sobre direitos dos menores

Por Luciano Agemiro | 25/3/2014

Para esclarecer moradores sobre os direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência domésticas, conselheiras tutelares participaram de um encontro na unidade Vila Sônia do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), na manha desta terça-feira (25). Na pauta as atribuições do Conselho Tutelar e também orientações sobre a Lei Maria da Penha. Mais de 50 pessoas participaram do encontro.

Segundo a conselheira tutelar Jucíola Cortez, a palestra citou todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes, o trabalho do Conselho Tutelar do Município e o que as pessoas devem fazer caso observem um caso de violência contra jovens dentro de casa ou na vizinhança. “Normalmente estas pessoas têm dúvida se há necessidade de comunicar o fato às autoridades. Muitas vezes a agressão é resultado do castigo excessivo dos pais. Falta informação e esclarecimentos sobre os direitos das crianças”.

De acordo com a diretora do Cafe Vila Sônia, Marianne Vasques, a ideia de trazer as conselheiras surgiu da carência de informação dos atendidos pela unidade sobre a realidade muito presente na vida deles. “Senti que o assunto seria de grande aproveitamento para nossos frequentadores. Atendemos a diversos tipos de público e muitos têm pouco conhecimento sobre como agir na presença da violência.”

A dona de casa Patrícia Rodrigues Martins achou muito boa a iniciativa de levar os profissionais ao bairro para tratar diretamente com os moradores o tema violência infantil. “Eu tenho certo conhecimento, mas muito aqui desconhecem o assunto e ainda tem medo de denunciar”.

A conselheira tutelar Michele Quintas também participou do encontro e destacou como a população pode ajudar nos casos de violência contra os menores. “Quem notar alguma situação de violência ou agressão contra crianças e adolescentes pode denunciar ao Conselho Tutelar de Praia Grande, por meio do telefone 0800-7739933 ou 3474-4312”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.