Praia Grande lidera pedido para criação de linha de trem turístico
A linha, de Praia Grande a Itanhaém, poderá ser estendida para Peruíbe e São Vicente
Por | 26/11/2004

Os prefeitos de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém assinaram na manhã de hoje (26/11) protocolo de intenções para a implantação de uma linha turística de trem ligando as três cidades. O ato foi permeado por declarações entusiasmadas sobre os aspectos nostálgicos, românticos, históricos e culturais do transporte ferroviário. Mas o incremento ao turismo e ao desenvolvimento econômico que a implantação efetiva da linha poderá trazer para a região também foram destacados pelas autoridades que participaram da solenidade: além dos prefeitos dos três municípios do Litoral Sul e de José Augusto Roberto, um dos maiores restauradores de locomotivas antigas do país e responsável pela Associação de Preservação Ferroviária de Atibaia, que mantém uma linha férrea com trem Maria Fumaça naquela cidade, o ato contou também com a deputada federal Mariângela Duarte (PT/SP) e com o vereador Felipe Avelino Moraes, o Felipão (PMDB), um dos pioneiros na Cidade pela luta em favor da recuperação das abandonadas estações ferroviárias da antiga Fepasa.
Conforme o protocolo de intenções, Praia Grande vai liderar o pedido de autorização de criação da linha junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres –ANTT. A linha deverá ter cerca de 50 quilômetros, saindo de Praia Grande (estação Vila Caiçara) e chegando em Itanhaém, no Bairro Belas Artes. Porém, durante o encontro, o prefeito Mourão informou que manterá contatos com os futuros prefeitos de São Vicente e de Peruíbe para que o trajeto da linha inicie no município vizinho e vá até última cidade litorânea da Baixada Santista.
A idéia é o aproveitamento da linha desativada da Ferroban para um trajeto turístico, com uma locomotiva tipo “Maria Fumaça” e paradas em estações, onde haveria atrações como artesanato, música e comidas típicas. Inicialmente, o trem deverá funcionar apenas em finais de semana, feriados e temporada de férias. Seus idealizadores pretendem obter apoios da Embratur, secretarias estaduais de Transportes Metropolitanos e de Turismo, Condesb e do Santos & Região Convention Bureau. Empresas da iniciativa privada devem ser procuradas para parcerias que ajudem a viabilizar a operação da linha.
Um dos maiores entraves ao projeto, segundo o vereador Felipão, deverá ser o fato de a maioria das estações desativadas da antiga Fepasa, ao longo dos municípios do Litoral Sul, terem sido invadidas por famílias que as ocupam para moradia. Ele fará um levantamento dessa situação.
NOSTALGIA – O ato teve início com uma explanação do secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Praia Grande, Manoel Carlos Peres, o Cartola, relatando que há anos o assunto vem sendo tratado nos bastidores. Já o discurso do prefeito de Itanhaém, Orlando Bifulco, foi nostálgico. Ele falou do orgulho de participar da iniciativa, mesmo deixando de ser o chefe do Executivo a partir de 1º de janeiro próximo. “Para a nossa geração, que utilizou o trem entre Itanhaém e Santos como meio de transporte, o assunto emociona. E é impressionante o entusiasmo que provoca. Mesmo saindo da Prefeitura, quero estar presente como avô, levando minhas três netas para fazer esse passeio”.
O jornalista Celso Vernizzi relatou os contatos que já manteve com a Rede Ferroviária Federal e com a Ferroban, inclusive com inspeção dos trilhos, que estão em condições de uso. “Haverá necessidade apenas de troca de dormentes, o que pode ser obtido em parceria com a secretaria estadual de Negócios Metropolitanos, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –CPTM. A Embratur também será parceria e está praticamente “caçando” projetos turístico-culturais no País”.
A deputada Mariângela falou com grande entusiasmo do projeto e o levará para a Comissão Permanente de Turismo e duas comissões especiais da área, na Câmara Federal, das quais faz parte. Assegurou que obterá apoio do ministro Mares Guia.
O prefeito de Praia Grande encerrou o ato com uma explanação sobre a situação das linhas ferroviárias e os problemas sociais acarretados pelo abandono. Falou da atração que a região teria não apenas com o funcionamento do trem, mas com toda a urbanização (gramados e jardins) ao longo dos trilhos, que correm em paralelo às rodovias do Litoral Sul, por onde trafegam diariamente milhares de veículos. Depois de destacar o pioneirismo de Felipão pela reativação dos trens, sugeriu que as três cidades abram a discussão do assunto com a comunidade. E, por fim, disse que “também estará na fila” para passear no trem turístico, com seus dois netos.
Conforme o protocolo de intenções, Praia Grande vai liderar o pedido de autorização de criação da linha junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres –ANTT. A linha deverá ter cerca de 50 quilômetros, saindo de Praia Grande (estação Vila Caiçara) e chegando em Itanhaém, no Bairro Belas Artes. Porém, durante o encontro, o prefeito Mourão informou que manterá contatos com os futuros prefeitos de São Vicente e de Peruíbe para que o trajeto da linha inicie no município vizinho e vá até última cidade litorânea da Baixada Santista.
A idéia é o aproveitamento da linha desativada da Ferroban para um trajeto turístico, com uma locomotiva tipo “Maria Fumaça” e paradas em estações, onde haveria atrações como artesanato, música e comidas típicas. Inicialmente, o trem deverá funcionar apenas em finais de semana, feriados e temporada de férias. Seus idealizadores pretendem obter apoios da Embratur, secretarias estaduais de Transportes Metropolitanos e de Turismo, Condesb e do Santos & Região Convention Bureau. Empresas da iniciativa privada devem ser procuradas para parcerias que ajudem a viabilizar a operação da linha.
Um dos maiores entraves ao projeto, segundo o vereador Felipão, deverá ser o fato de a maioria das estações desativadas da antiga Fepasa, ao longo dos municípios do Litoral Sul, terem sido invadidas por famílias que as ocupam para moradia. Ele fará um levantamento dessa situação.
NOSTALGIA – O ato teve início com uma explanação do secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Praia Grande, Manoel Carlos Peres, o Cartola, relatando que há anos o assunto vem sendo tratado nos bastidores. Já o discurso do prefeito de Itanhaém, Orlando Bifulco, foi nostálgico. Ele falou do orgulho de participar da iniciativa, mesmo deixando de ser o chefe do Executivo a partir de 1º de janeiro próximo. “Para a nossa geração, que utilizou o trem entre Itanhaém e Santos como meio de transporte, o assunto emociona. E é impressionante o entusiasmo que provoca. Mesmo saindo da Prefeitura, quero estar presente como avô, levando minhas três netas para fazer esse passeio”.
O jornalista Celso Vernizzi relatou os contatos que já manteve com a Rede Ferroviária Federal e com a Ferroban, inclusive com inspeção dos trilhos, que estão em condições de uso. “Haverá necessidade apenas de troca de dormentes, o que pode ser obtido em parceria com a secretaria estadual de Negócios Metropolitanos, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –CPTM. A Embratur também será parceria e está praticamente “caçando” projetos turístico-culturais no País”.
A deputada Mariângela falou com grande entusiasmo do projeto e o levará para a Comissão Permanente de Turismo e duas comissões especiais da área, na Câmara Federal, das quais faz parte. Assegurou que obterá apoio do ministro Mares Guia.
O prefeito de Praia Grande encerrou o ato com uma explanação sobre a situação das linhas ferroviárias e os problemas sociais acarretados pelo abandono. Falou da atração que a região teria não apenas com o funcionamento do trem, mas com toda a urbanização (gramados e jardins) ao longo dos trilhos, que correm em paralelo às rodovias do Litoral Sul, por onde trafegam diariamente milhares de veículos. Depois de destacar o pioneirismo de Felipão pela reativação dos trens, sugeriu que as três cidades abram a discussão do assunto com a comunidade. E, por fim, disse que “também estará na fila” para passear no trem turístico, com seus dois netos.