Plantio de árvores marca Semana da Mata Atlântica e do Meio Ambiente

Alunos do PIC Quietude fizeram o plantio de Ipê Roxo na calçada da unidade

Por Sílvia Carvalho | 22/5/2014

Plantar uma árvore pode parecer pouco para arborizar uma Cidade, mas a Prefeitura de Praia Grande vem desenvolvendo um trabalho que pode fazer a diferença. Para comemorar a Semana da Mata Atlântica e a Semana do Meio Ambiente, na tarde de quarta-feira (21), cerca de 65 alunos da unidade Quietude do Programa de Integração e Cidadania (PIC) participaram do projeto Esverdeando, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com Secretaria de Promoção Social (Sepros) e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

O Esverdeando tem o objetivo de conscientizar a população local da importância das áreas verdes e a necessidade da preservação e recuperação do Meio Ambiente, por meio de atividades de conscientização e produção e plantio de mudas de árvores em zona urbana, obedecendo critérios técnicos e paisagísticos.

Os alunos do PIC passaram por uma palestra com os integrantes da Sema, que explicaram sobre Arborização Urbana e os benefícios para uma melhor qualidade do ambiente. De acordo com a Sema, o litoral paulista é uma das áreas que menos sofreu desmatamento, porque abrange a Serra do Mar, no entanto, municípios da Baixada Santista já tiveram boa parte da área verde destruída.

Os integrantes da Sema explicaram os motivos do calor excessivo ocorrido no último verão, como os arbustos modificam a paisagem - tornando mais belo o ambiente, além de realizar a reciclagem dos gases transformando o gás carbônico em oxigênio - e apontaram quais árvores podem ser plantadas em calçadas e praças da Cidade.

A diretora do PIC Quietude, Sueli Dantas, explicou que os alunos já estavam passando por uma conscientização anteriormente, durante as aulas no PIC. “Os professores fizeram um trabalho de sensibilização com os alunos para que quando chegasse o momento de plantar uma árvore eles soubessem o valor e a importância de ter uma planta na comunidade”.

A educadora ambiental da Sema, Glória Bruno, explicou que secretaria está iniciando a comemoração da Semana da Mata Atlântica e Semana do Meio Ambiente com o plantio de árvores nas calçadas dos equipamentos municipais. E destacou que o projeto está sendo bem aceito. “Quando a população sabe a importância em preservar o meio ambiente, e como plantar árvores, o número de desmatamento diminui. As plantas trazem muitos benefícios à população, como a melhora na qualidade do ar”.

Os alunos plantaram na calçada do PIC Quietude uma árvore de Ipê Roxo, que de acordo com a Sema daqui a um ano o já estará florido, mudando a paisagem do bairro. Para plantar o Ipê, a pedagoga do Sema, Ione Aparecida Ferreira dos Santos, explicou aos participantes o processo de colocação das mudas. Segundo Ione, primeiro é preciso fazer uma cova (um pequeno buraco), colocar a muda e depois cobrir e afofar a terra com carinho, depois regar para que possa se alimentar. Ao final, os alunos cantaram a música é Preciso Saber Viver, como forma de conscientização dos moradores.

O aluno Henrique Vasconcelos Cruz, de sete anos, ajudou no plantio. Ele acredita que ao contribuir com a plantação do Ipê, ele estará ajudando a natureza e que daqui alguns a árvore já estará dando sombra.
Para Renato Câmara, morador do Caieiras e pai de quatro alunos do PIC Quietude, o ser humano está devastando o meio ambiente e iniciativas como o esta só trazem benefícios à população. Ele afirmou que contribui para o meio ambiente preservando as árvores do seu bairro, uma vez que elas serão muito úteis para as futuras gerações.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.