Ouvidoria Municipal amplia atendimento

Cidadão pode também acessar o site para registrar pedido ou sugestão

Por Paola Vieira | 27/5/2014

Canal de comunicação entre a Administração Municipal e os cidadãos, a Ouvidoria atende em dois telefones: na linha gratuita 162 para quem realiza ligação local, de telefone fixo, e através do 3495-1527, para ligações de celular e interurbanas (de outras cidades que não Praia Grande). As solicitações, sugestões, elogios, denúncias e pedidos de informações podem ser realizadas também pela internet, por meio do endereço http://ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.

De competência da Secretaria de Governo, o canal de comunicação tem o atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o site está disponível 24 horas. O cidadão também poderá baixar o aplicativo Ouvidoria Praia Grande para smartphone e tablets.

Para garantir a qualidade no atendimento, foi montada uma Central Telefônica, com profissionais devidamente qualificados para atender as ligações e encaminhar as manifestações.

Segundo a secretária de Governo e vice-prefeita, Maura Ligia Costa Russo, para atender pessoas que estão em outro município ou ligam de celular foi criada a linha exclusiva que tem a ligação encaminhada para a Central de Atendimento. “A melhoria tem o objetivo de tornar mais ágeis as respostas da Prefeitura para as manifestações apresentadas pelos cidadãos. A ouvidoria recebe as informações e encaminha aos órgãos responsáveis para que possam respondê-las”, disse.

O cidadão que acionar a Ouvidoria deverá se identificar, mas, quando necessário, é possível manter sigilo dos dados pessoais. É preciso informar nome completo, CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e endereço, além da reclamação, sugestão ou solicitação, de forma clara, contendo informação sobre o local, fato e data do ocorrido.

162 - O ato 5.662/12, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizou o uso do 162 para atendimento aos serviços prestado pelas Ouvidorias Federal, Estaduais e Municipais. Praia Grande é a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com a unificação numérica designada pela Anatel.

Levantamento – Desde maio de 2013 recebendo informações, a Ouvidoria registrou mais de 10 mil manifestações. As secretarias com maiores demandas são as de Finanças, Serviços Urbanos, Educação, Saúde, Trânsito, Administração, Urbanismo e Segurança Pública. A média mensal de execução das solicitações varia de 60% a 80%.

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