Atleta de PG é convocado para a seleção brasileira de taekwondo

Nathan Torquato compete na categoria cadete, peso até 49 kg

Por Fabricio Tinêo | 4/6/2014

O atleta de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL, Instituto de Treinamento de Artes Marciais – ITAM e Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos) Nathan César Sodário Torquato, categoria cadete (12 a 14 anos), peso até 49 quilos, foi convocado para a seleção brasileira. O grupo nacional se prepara para a disputa do Campeonato Mundial que ocorre de 24 a 27 de julho, no Azerbaijão.

“Estou muito feliz com a convocação. Faz todo meu esforço valer a pena”, afirmou Nathan. “Preciso agradecer algumas pessoas. Não teria conseguido chegar tão longe sem a ajuda delas. A empresa Cristália de Itapira, Academia Arena, João da Guettos, Marcelo da Aristogatas, Professor Braz Bello Júnior da FALS e Colégio Vila Verde, Eduardo Silva da TV Tribuna, da Doutora Maria Adelaide Pata Pacheco e a Prefeitura de Praia Grande”.

A mãe do lutador, Rose Sodario, compartilha da emoção. “Acho que nem ele tem a noção exata da façanha que conseguiu. Um deficiente físico com mais de 70 títulos na modalidade e que chegou a seleção brasileira para a disputa de um Campeonato Mundial. Agora precisamos de novos patrocínios e apoiadores para que ele dispute o principal evento do planeta”.

Dados - Nathan é natural de Praia Grande e reside no Bairro Boqueirão. Portador de deficiência congênita (não tem o braço esquerdo) compete com atletas não deficientes. Estudante do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) com bolsa esportiva municipal. Iniciou na modalidade aos 3 anos, na Academia Red Tiger (Boqueirão), com o mestre Daniel Ravazzani. Aos 5 anos, passou a treinar com os professores Jackson de Oliveira e Vanessa Novaes, no ITAM (Quietude). Atualmente, faz treinos técnicos segundas, quartas e sextas, das 15 às 18 horas, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Boqueirão) e das 19 às 21 horas, no ITAM; terças e quintas realiza trabalho físico na Academia Arena.

Compete no kyorugui (luta), no poom-se (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes) e na apresentação com armas. Em 2014, foi campeão do Open Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro; e vice-campeão da Copa das Confederações, no Rio Grande do Norte. Atualmente, é líder dos rankings paulista e brasileiro.

Em 2013, foi eleito o melhor atleta do Estado de São Paulo, na categoria infantil, pela Federação de Taekwondo (FETESP); campeão paulista, campeão brasileiro de poom-se e vice de kyorugui; campeão da Copa Ipiranga, do Brazil Games, do 6º Litoral Open e do Pegasus Open; vice-campeão do Open Região Nordeste e terceiro colocado no Grand Slam 2013, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.