Praia Grande participa do 2º PARATODOS

Por Ana Flávia Scarelli | 10/12/2004

Praia Grande está participando do 2º PARATODOS, um evento que reúne seminários, mostra de diversos equipamentos voltados para portadores de necessidades especiais e uma série de trabalhos produzidos por estas pessoas.
O evento, que traz novas perspectivas para a inclusão de portadores de necessidades especiais, vai até 12 de dezembro, no Mendes Convention Center, em Santos. A programação deixou o universo específico do esporte, como na primeira edição, e ampliou-se para outras áreas da atuação humana importantes para a inclusão social: arte, trabalho, inclusão urbana e sexualidade.
Entre diversas instituições de toda a região metropolitana da Baixada Santista estão a Secretaria de Educação de Praia Grande, a Seduc, através da Escola de Educação Especial Sérgio Vieira de Mello, a APAE, Associação de Pais e Amigos do Excepcional e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Praia Grande – Comdef.
A Cidade expõe trabalhos – como os já famosos quadros dos alunos da Escola Sérgio Vieira de Mello – produzidos manualmente, alguns com motivos natalinos, vídeos e material jornalístico sobre os feitos para portadores de necessidades especiais.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – Inaugurada em 15 de março, na Vila Mirim, a Escola de Educação Especial foi denominada Sérgio Vieira de Mello, em homenagem ao comissário de Direitos Humanos da ONU, morto durante um atentado no Iraque. A decisão do prefeito Alberto Mourão, em homenagear Vieira de Mello, levou em conta o fato de ele ter sido “um defensor intransigente dos direitos humanos, dos direitos das minorias e contra a exclusão social e, em conseqüência, um lutador em favor das pessoas portadoras de necessidades especiais”.
Criada para oferecer estrutura e independência a alunos portadores de necessidades especiais, a unidade, que está localizada na Rua Paulino Borelli, 921, conta hoje com 140 alunos.

COMDEF – O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Praia Grande tem a incumbência de buscar melhor qualidade de vida para os deficientes da região, discutindo problemas comuns, em nível metropolitano, e integrando conselhos municipais para ações conjuntas. A defesa de uma política municipal que priorize a inclusão social e ofereça melhor qualidade de vida às pessoas portadoras de deficiência no Município é outro compromisso dos representantes da entidade.
A sede do Comdef fica no Terminal Rodoviário Tatico (sala 25), na Vila Mirim. Para mais informações, o telefone da entidade é o 3495-9673 (atendimento ao público das 14 às 17 horas).
A abertura do PARATODOS aconteceu na tarde de ontem e contou Lars Grael, Secretário de Estado de Juventude, Esportes e Lazer, Iatista e Medalhista Olímpico, que acometido por um acidente ocorrrido em setembro de 1998, teve sua perna direita amputada.
Confira a programação do evento:
Nesta sexta-feira, 10 de dezembro de 2004
09h30 - Palestra: NÃO SABENDO QUE ERA IMPOSSÍVEL, ELE FOI LÁ E FEZ - Steven Dubner, Professor de educação física especializado em esporte para portadores de deficiência e presidente da ADD, Associação Desportiva para Deficientes
10h30 - Intervalo
10h45 - Painel: PROGRAMAS BEM SUCEDIDOS E SEUS DESAFIOS PARA O FUTURO – João Adolfo Oderich, Superintendente da Refinaria Presidente Bernardes, Clauir Luiz Santos, Superintendente Nacional de Marketing da Caixa Econômica Federal.
14h00 - Painel: A CONQUISTA DO EMPREGO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO – Flávia Cintra, coordenadora do programa de educação coorporativa para a inclusão no mercado de trabalho do Instituto Paradigma, João Batista Cintra Ribas, coordenador do programa de empregabilidade de pessoas com deficiência do Serasa, Cláudia Alonso, psicóloga do programa de habilitação profissional do deficiente - Serfis - Seção de Reabilitação e Fisioterapia – SMS.
15h30 - Intervalo
15h45 - Painel: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DIFERENCIADOS PARA O DEFICIENTE: UM MERCADO QUE NÃO PÁRA DE CRESCER – André Luiz Loureiro, proprietário da auto escola para deficientes físicos Itamaraty – Araraquara, Renato Baccarellii, Cavenaghi equipamentos para portadores de deficiência física, Rafael Júlio Guedes Barbieri, agência de turismo Eco Ação, especializada em ecoturismo para deficiente físicos.
17h00 - Palestra: DIÁLOGOS ESTÉTICOS E A EXPRESSÃO ARTÍSTICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Janine Fortes, Consultora e Diretora da Associação Vida, Sensibilidade e Arte.

Sábado - 11 de dezembro de 2004

09h30 - Painel: ACESSIBILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO UNIVERSAL DESIGN – Edison Luís Passafaro, secretário executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade, Prefeitura de São Paulo, Gildo Magalhães dos Santos Filho, coordenador do Comitê Brasileiro de Acessibilidade da ABNT, Luciano Marques, Presidente do Condefi - Conselho Municipal para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência de Santos.
10h45 - Intervalo
11h00 - Palestra: A SEXUALIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA – Fabiano Puhlmann Di Girolamo, psicoterapeuta, master em integração de pessoas deficientes pela Universidade de Salamanca - Espanha, consultor do Instituto Paradigma, colunista da Revista Nacional de Reabilitação e do Jornal da AME.
14h30 - Painel: O SUCESSO DO ESPORTE NA INCLUSÃO, Kleber Veríssimo, diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Clodoaldo Francisco da Silva, nadador, medalhista olímpico, Rivaldo Martins, triatleta paraolímpico, tetra campeão mundial de triathlon, Lucas Martins Maciel, campeão brasileiro de tênis de mesa.
16h15 - Intervalo
16h30 - Painel: A ARTE COLORINDO A VIDA, Rita Maria Aguiar, funarte, Luiz Felipe Badin, ator da Rede Globo, Rogério Andreolli, 1º dançarino em cadeiras de rodas do Brasil.
Fonte: site www.unaeventos.com.br/2paratodos